ClimatempoPrevisão do tempo

CLIMATEMPO 20 a 26 de dezembro 2022, veja a previsão do tempo

Veja o Boletim CLIMATEMPO 20 a 26 de dezembro 2022 e confira a previsão do tempo nesta semana.

Mais uma semana com atuação de águas pelo Brasil. Esse corredor de umidade que ainda se forma na região central do país provoca aumento da chuva entre as regiões Norte, Centro-Oeste e também o Sudeste.

Os acumulados continuam muito altos e pelo menos até a próxima semana há muita instabilidade ainda ativa sobre o centro e norte do país. Os acumulados podem chegar até 100 mm no Estado do Pará, Mato Grosso, Goiás e passar disso de forma pontual em algumas regiões do interior mineiro.

O Estado do Espírito Santo, parte do centro-sul e oeste da Bahia ainda continuam em alerta, pois essa chuva toda pode paralisar atividades em campo e também em lavoura no decorrer dos próximos dias na região Sudeste do Brasil.

CLIMATEMPO 20 a 26 de dezembro 2022

Há diminuição da chuva em grande parte do interior de São Paulo, mas os acumulados ainda serão altos principalmente em áreas produtoras de café, citros, estão bem algodão do Estado Paulista, Minas e também no Espírito Santo. O excesso da chuva ainda pode prejudicar boa parte das áreas produtoras dos dois estados.

Lembrando que a água disponível no solo ainda segue muito elevada e agora a chuva pode trazer novos transtornos, principalmente nas áreas a serem implantadas. A umidade do solo ainda segue alta no decorrer dos próximos dias na maior parte do Brasil, mas já reduz em Mato Grosso do Sul, Paraná e também parte do interior de Santa Catarina.

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) continua favorecendo a formação de nuvens carregadas sobre o Estado do Espírito Santo. Além disso, uma frente fria avança pelo litoral do Sudeste, contribuindo para o aumento da instabilidade. Há previsão de chuva forte a qualquer hora do dia nesta segunda-feira (19) para o estado capixaba, com potencial para maiores acumulados nas áreas de divisa com Minas Gerais.

Como podemos ver na análise do Climatempo, nesta quarta-feira, 21/12, o verão no Hemisfério Sul terá início e a previsão é de que o fenômeno La Niña tenha um enfraquecimento. A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deverá trazer muita chuva para a região Sudeste e Centro-Oeste durante essa semana.

O tempo ficará aberto na faixa sul gaúcha, incluindo Rio Grande, Bagé e Uruguaiana, no extremo norte baiano e no interior de Pernambuco e Ceará. Nas demais áreas do Brasil, haverá condições para pancadas de chuva, com potencial para temporais em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, centro-sul do Pará e faixa leste do Amazonas, com chuva forte, podendo acumular grandes volumes pontualmente.

A chuva de forma mais expressiva ao longo dos próximos dias e no decorrer da última semana do mês de dezembro ainda se concentra em áreas do Norte e também do Centro-Oeste, com os maiores acumulados entre Amazonas e o Estado de Mato Grosso e o interior de Goiás.

Mas pelo menos até o dia 28 do mês de dezembro há redução das chuvas em São Paulo, Estado do Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e também na região do Matopiba. Já pela Costa Norte do Nordeste, também no sertão nordestino, a chuva não deve acumular mais do que 5 mm neste período.

Atenção: Cuiabá, Goiânia e Brasília estão entre as capitais na rota dos temporais. Em Florianópolis e Curitiba, o tempo será fechado e chuvoso ao longo do domingo. Na capital paulista e fluminense, as pancadas de chuva podem ocorrer em vários períodos do dia, com algumas aberturas de sol.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® é informação para quem produz

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo