CLIMATEMPO 20 de agosto 2022, veja a previsão do tempo

Assista o Boletim CLIMATEMPO 20 de agosto 2022 e confira a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil neste sábado.

Destaque: Frio intenso, neve e chuva congelada marcam presença em SC e RS

Como previsto anteriormente, entre o final da tarde e a noite de quinta-feira, 18 de agosto, houve registro de chuva congelada e até neve em áreas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Chuva Congelada em:

  • São José dos Ausentes(RS)
  • Piratini(RS)
  • Aceguá(RS)
  • Santana do Livramento(RS)
  • Cambará do Sul (RS)
  • São Francisco de Paula(RS)
  • Mundo Novo – Urubici

A responsável foi a grande e forte frente fria que segue avançando pelo Brasil, acompanhada de uma intensa massa de ar polar. As temperaturas despencaram e ficaram negativas por várias áreas do Sul no amanhecer desta sexta-feira(19).

Menores temperaturas mínimas no Brasil pelos dados do INMET:

  • -6,4°Càs06horas:BOMJARDIMDASERRA-MORRODAIGREJA-SC (inmet)
  • -3,4°Càs06horas:SAOJOAQUIM-SC (inmet)
  • -2,8°Càs07horas:SAOJOSEDOSAUSENTES-RS (inmet)
  • -2,4°Càs07horas:QUARAI-RS (inmet)
  • -2,0°Càs06horas:VACARIA-RS (inmet)
  • -1,3°Càs06horas:CAMBARADOSUL-RS (inmet)
  • -1,0°Càs07horas:RANCHOQUEIMADO-SC (inmet)
  • -0,8°Càs07horas:SERAFINACORREA-RS (inmet)
  • -0,8°Càs01horas:COMANDANTEFERRAZ-None (inmet)
  • -0,6°Càs07horas:CAMPOSNOVOS-SC (inmet)
  • -0,3°Càs06horas:SOLEDADE-RS (inmet)

O valor de -6,4°C registrados em Bom Jardim da Serra, na madrugada de sexta-feira(19) é a menor temperatura de agosto desde 21/08/2020, quando a cidade registrou -8,6°C. Essa também é a menor temperatura no Brasil em 2022, de acordo com dados oficiais do INMET e Epagri/Ciram.

Boletim CLIMATEMPO 20 de agosto 2022

Alerta: frente fria muito forte passa pelo Brasil

A passagem desta frente fria tem potencial para provocar chuva forte, vento forte, granizo, frio intenso e brusca e acentuada queda da temperatura. Também há risco de geada e de neve.

Confira algumas observações sobre os diversos fenômenos atmosféricos esperados para os próximos dias sobre o Brasil.

Quando a frente fria vai chegar?

Esta frente fria começou a mudar o tempo no Sul do Brasil na quarta-feira, 17 de agosto, e avança sobre o Sudeste, Centro-Oeste e Rondônia no decorrer da quinta-feira, 18 de agosto de 2022.

No dia 19, sexta-feira, a frente fria estará influenciando o Amazonas, o norte de Goiás, o Distrito Federal e o norte do Sudeste, atingindo o Espírito Santo.

No dia 20 de agosto, esta frente fria estará avançando pelo litoral da Bahia.

Quais Regiões vão sentir os efeitos da frente fria?

A passagem desta frente fria terá impacto em todas as Regiões do Brasil, de diferentes formas e intensidade.

Chuva forte ou volumosa

É alto o risco de chuva forte nos três estados da Região Sul, em São Paulo, no Rio De Janeiro, no Sul de Minas Gerais, no extremo sul de Goiás, em Mato Grosso do Sul, no oeste e sul de Mato Grosso, no Acre, em Rondônia e no Amazonas.

Grandes volumes de chuva, com acumulados que podem passar dos 100 mm em 24 horas, são esperados para áreas dos três estados da Região Sul e no sul de Mato Grosso do Sul.

Fortes rajadas de vento

Fortes rajadas de vento podem ocorrer associadas às grandes diferenças de temperatura e de pressão atmosférica em poucos quilômetros causadas pelo avanço do ar muito frio sobre o interior do Brasil e também a presença de nuvens cumulonimbus e particularidades de relevos locais.

Considerando estas situações meteorológicas, as fortes rajadas de vento podem ocorrer em todos os estados das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, em Rondônia, no Acre, parte do Amazonas e em parte da Bahia.

Em geral, rajadas de 40 a 60km/h, mas algumas regiões até podem passar deste valor.

Acentuada queda da temperatura

A massa de ar frio de origem polar que vem com esta frente fria é muito forte e vai causar uma queda brusca e muito acentuada da temperatura na Região Sul, na maioria das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas. De um dia para o outro, a diferença será de 8°C a 10°C, em média.

O frio começa a ser sentido no Sul do Brasil na quinta-feira, 18, e a temperatura vai baixando no decorrer do dia. O frio chega também ao Mato Grosso do Sul, ao oeste e sul de Mato Grosso.

Na sexta-feira, 19, o ar gelado entra forte em São Paulo, no centro-sul do Rio de Janeiro, Sul de Minas e Triângulo Mineiro. Enquanto isso, esfria ainda mais no Sul (com geada ampla e temperaturas negativas), em Mato Grosso do Sul , Mato Grosso e no sul de Goiás, em Rondônia e Acre.

No fim de semana, 20 e 21 de agosto, o ar polar ainda estará espalhado pelo interior do Brasil mantendo as temperaturas baixas no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e deixando a madrugada fria no Acre, em Rondônia e no Sul do Amazonas.

A temperatura vai baixar no sul e leste da Bahia no domingo.

Precipitação de inverno

Como vimos no Boletim CLIMATEMPO 20 de agosto,na noite do dia 18 de agosto e no começo da madrugada do dia 19, sexta-feira, há possibilidade de ocorrência de precipitações de inverno como chuva congelada ou neve na serra gaúcha e catarinense.

Geada

Com a passagem do ar frio de forte intensidade, o fenômeno da geada está sendo previsto de forma generalizada para os estados da Região Sul, no oeste de São Paulo e sul de Mato Grosso do Sul até o fim de semana.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® é informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.