Assista o Boletim CLIMATEMPO 20 de setembro 2021 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil neste início de semana.
A semana começou com temperaturas bastante elevadas em várias cidades da Região Sudeste do Brasil. O destaque foi o calor intenso sobre os estados de São Paulo e Rio De Janeiro. A passagem de uma frente fria aumentou a nebulosidade, provocou chuva e queda na temperatura ainda nesta semana. O tempo volta ficar firme ao longo deste fim de semana e as temperaturas sobem!
A chuva ajudou aliviar um pouco a secura do ar em parte do estado de São Paulo. Há previsão de chuva em áreas do extremo sul e no litoral paulista no sábado (18), mas as instabilidades já começam perder força nas demais áreas, com o avanço da massa de ar seco.
Os próximos dias serão marcados por sol, tempo firme e seco, principalmente sobre áreas do interior, norte e noroeste paulista.
Alerta para baixos índices de umidade relativa do ar!
Na capital, as temperaturas entram em elevação já no domingo (18). A máxima fica em torno dos 31 °C, o tempo fica ensolarado e sem chuva. Na segunda-feira (20), sobe mais, a máxima prevista é de 33ºC.
O tempo volta ficar firme no estado do Rio a partir do sábado (18). O sol volta predominar neste fim de semana, por todas as áreas, incluindo a região da Costa Verde e litoral. Os próximos dias serão ensolarados, com sensação de calor e temperaturas altas no decorrer da tarde.
A máxima na capital fica em torno dos 32 °C a partir deste sábado (18) até a segunda-feira (20). Na terça-feira, esquenta mais e os termômetros podem chegar aos 34 °C.
Na última quinta-feira (16), a notícia de um possível tsunami na costa do Brasil gerou alarde e foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. O motivo foi o vulcão Cumbre Vieja, que teve um rápido aumento das atividades sísmicas e chamou a atenção de especialistas. O vulcão fica na ilha de La Palma, nas Canárias, a cerca de 500km da costa africana, a baixas latitudes – próximo ao Marrocos.
Neste domingo, 19 de setembro, o vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção nas Ilhas Canárias, às 11h12 pelo horário de Brasília(15h12, horário local). Por enquanto, especialistas dizem que não há alerta para tsunami. A erupção, até o momento, é de pequeno porte.
A ilha de La Palma é a quinta maior das oito ilhas que compõem o arquipélago das Ilhas Canárias e a segunda mais alta. Ela é composta por dois vulcões, entre eles o Cumbre Vieja, localizado mais a sul. “Se a gente analisar a história eruptiva das ilhas de todo o arquipélago, as atividades vulcânicas começaram há algumas centenas de milhares de anos. Desde meados dos anos 1400, houve 13 eventos eruptivos, sendo 6 deles registrados na ilha La Palma e relacionados ao Cumbre Vieja”, explica Letícia, geóloga e vulcanóloga da Universidade de São Paulo (USP). Com isso, o vulcão é considerado o mais ativo das Ilhas Canárias.
O complexo vulcânico de Cumbre Vieja não entrava em erupção desde 1971 e voltou a ser notícia neste domingo(19) ao entrar em erupção novamente. No entanto, o vulcão só poderia ser capaz de gerar deslizamentos e provocar um tsunami na costa brasileira, se atingisse o nível mais alto de atividade vulcânica, a chamada erupção explosiva. Porém, até o momento, como a erupção é de pequeno porte, os especialistas afirmam que o risco é baixo.
Fonte: CLIMATEMPO
AGRONEWS® – Informação para quem produz
Confira a previsão do tempo para o período de dezembro de 2024 e janeiro e…
Estudo revela aumento do custo de produção e mudança na estrutura de financiamento observada nos…
Preços do boi em queda no início de dezembro refletem a dinâmica do mercado, veja…
A estimativa para a safra 2024/25 é de uma produção de 322,4 milhões de toneladas,…
Computação quântica tem forte potencial em bioinformática, modelagem climática, sensoriamento remoto e agricultura inteligente. Uma…
No mercado do arroz, estabilidade nos preços marca o cenário com olhares voltados ao dólar,…
This website uses cookies.