Previsão do tempoClimatempo

CLIMATEMPO 21 de agosto 2021, veja a previsão do tempo no Brasil

Assista o Boletim CLIMATEMPO 21 de agosto 2021 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil neste sábado.

Umidade abaixo de 12% no Centro-Oeste do BR

O ar seco segue ganhando força no interior do país e a falta de chuva significativa ascende o alerta para a saúde na Região.

O sol predomina sobre o Centro-Oeste do Brasil. Os dias tem sido marcado por calor intenso, tempo quente e seco na maior parte do Brasil, apesar de ainda ser inverno.

E essa massa de ar quente não traz apenas o calor. A baixa qualidade do ar, relacionada à alta concentração de poluentes em suspensão na atmosfera, o alto risco de queimadas e os baixos valores de umidade relativa do ar.

climatempo 21 de agosto 2021

O pior cenário é o do Centro-Oeste, onde todas as capitais, com exceção do Distrito Federal, registraram na tarde de hoje, valores de umidade abaixo dos 20%. O destaque maior é Cuiabá (MT), que teve índices próximo aos 12%, semelhantes aos registrados em deserto.

A capital Cuiabá (MT) registrou temperaturas altas na última quinta-feira (19), ficando em torno dos 39,2°C.

A previsão do tempo não traz boas notícias para aliviar este problema de tempo seco!

O sol segue predominando por todas as áreas da Região. Nos próximos dias, o sol aparece entre poucas nuvens e a chuva acontece de forma muito isolada e irregular apenas sobre áreas do noroeste de Mato Grosso e extremo sul de Mato Grosso do Sul.

Até temos uma frente fria na Região Sul do Brasil, mas os ventos no alto da atmosfera fazem com que ela seja desviada para o oceano, o que agrava a condição de calor e baixos valores de umidade do ar.

As primeiras pancadas de chuva mais expressivas devem ocorrer na primavera, ou seja, só na última semana de setembro na Região.

Fumaça de queimadas no Rio Grande do Sul

As queimadas que acontecem entre o Paraguai, norte da Argentina e centro-norte do Brasil aumentam a fumaça em áreas do estado do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina.

A frente fria da última semana de agosto pode trazer uma boa notícia para o estado do Rio Grande do Sul!

As condições de tempo melhoram nestas áreas a partir da semana que vem, principalmente a partir da terça-feira (24), quando uma forte frente fria vai passar pela Região Sul do Brasil.

A passagem do sistema deve produzir um fenômeno chamado deposição úmida, que acontece quando há a remoção de poluentes da atmosfera pela precipitação. Este efeito é uma auto limpeza da atmosfera que remove não somente o black carbon (BC) mas também os demais poluentes gasosos.

Possibilidade de chuva preta

A condição de fumaça e a alta concentração de black carbon carregadas por correntes de ventos do quadrante norte, conhecidas como “Jatos de Baixos Níveis”, adicionada à chegada de uma frente fria ao Rio Grande do Sul, geram um cenário favorável à chuva preta, que pode ocorrer de forma bem isolada no noroeste gaúcho.

climatempo 21 de agosto 2021

A previsão depois da passagem da frente fria é de boas condições de qualidade do ar retornando ao estado gaúcho.

Assista abaixo o Boletim CLIMATEMPO 21 de agosto 2021

Fim de semana de calor em SP e no RJ

Uma grande massa de ar quente e seco segue atuando sobre o Sudeste do Brasil e impedindo a formação de nuvens carregadas. O fim de semana vai ser marcado por sol, calor, tempo firme e seco nos estados de São Paulo e do Rio De Janeiro.

Confira a previsão para o fim de semana!

São Paulo

O sábado (21) e o domingo (22) serão marcados por sol, calor e tempo firme em todas as áreas do estado de São Paulo. Os ventos marítimos aumentam a nebulosidade no litoral sul paulista, mas, não há condições para chuva. Na capital o sol brilha forte e as temperaturas sobem, com máxima em torno dos 30ºC neste fim de semana.

Por que a umidade relativa do ar fica baixa?

A umidade relativa do ar segue extremamente baixa no estado e a situação é de alerta para índices abaixo dos 12% em áreas do interior e noroeste paulista.

Rio de Janeiro

O sol aparece entre poucas nuvens por todo o estado do Rio neste fim de semana. O sábado (21) e o domingo (22) serão marcados por calor intenso, tempo firme e seco. A umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30% nas horas mais quentes do dia. Em áreas do litoral norte, são previstas rajadas de vento de até 50 km/h. As temperaturas ficam em torno dos 34 °C na capital no sábado, e 33 °C no domingo.

Com a atuação de uma onda de calor, pelo menos até dia 26 de agosto não há expectativa de mudanças significativas no tempo.

Fique de olho nas atualizações nos próximos dias!

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS – Informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados