ClimatempoPrevisão do tempo

CLIMATEMPO 21 de novembro 2021, veja a previsão do tempo no Brasil

Assista o Boletim CLIMATEMPO 21 de novembro 2021 e veja a previsão do tempo no Brasil. Alerta de temporais em grande parte do país neste domingo.

Uma frente fria continua avançando por alto mar na altura da costa do Sudeste e espalha nuvens bastante carregadas em parte da região. A circulação de ventos também contribui para a formação de nuvens carregadas desde o Centro-Oeste até a região Norte do país.

Tendência de chuvas

A situação mais preocupante com relação a chuva neste domingo, se concentra sobre o norte de Minas Gerais, Espírito Santo, estado de Goiás, Distrito Federal e até áreas da região norte com os estados do Amazonas, Rondônia e também sobre Roraima.

Na capital Belo Horizonte o dia começa com chuviscos, mas a tendência é de que a instabilidade perca força até o fim do dia.

Por outro lado o sol volta a aparecer ainda entre muitas nuvens, mas não há previsão de chuva desde a região do grande Rio até o estado de São Paulo e também sobre Mato Grosso do Sul.

Tempo firme na região Sul

Sol e tempo firme com elevação das temperaturas em toda região Sul do país, assim como em grande parte do interior do Nordeste inclusive nas capitais Salvador e Fortaleza que não tem previsão de chuva. Nas demais áreas da costa leste do Nordeste só deve chover de forma passageira.

Nas outras áreas do Brasil, inclusive nos estados do Tocantins e Maranhão, o domingo começa com sol e a chuva se concentra entre a tarde e a noite.

Na capital Gaúcha o dia começa com 14º e esquenta a tarde com máxima de 31º, faz 25° no Rio de Janeiro e em Cuiabá o domingo começa com 23º e a máxima é de 30º.

Assista o Boletim CLIMATEMPO 21 de novembro 2021

CLIMATEMPO São Paulo

A frente fria que virou o tempo novamente provocou chuva forte em várias regiões do estado de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo. Até por volta das 21 horas da sexta-feira, os maiores volumes de chuva deixados por esta frente fria foram observados na região da capital paulista e da serra da Mantiqueira. A cidade de São Paulo registrou a chuva mais intensa em 24 horas deste ano. A queda da temperatura também foi efeito desta frente fria. O sol reaparece na Grande São Paulo no fim de semana, mas o friozinho ainda será sentido.

Frente fria se afasta

As condições para chuva sobre o estado de São Paulo diminuem muito no fim de semana com o afastamento da frente fria. O ar frio de origem polar que veio com a frente fria fica sobre o estado e mantém a temperatura amena.

O sol volta a predominar no fim de semana. No sábado, 20, o interior paulista já tem bastante sol e só há previsão de pancadas de chuva para a Mantiqueira e para a região de Franca. O litoral tem dia nublado e com chuva. Na Grande São Paulo, no Vale do Paraíba e no Vale do Ribeira, o sábado ainda fica nublado, com friozinho e chance de garoa.

Para o domingo, 21 de novembro, a previsão já é de sol para todo o estado de São Paulo, apenas com muitas nuvens no leste do estado, onde estão a região de capital e o litoral

Sol e tempo seco predominam em SP na segunda e na terça-feira, com temperatura em rápida elevação.

Capital paulista tem chuva mais intensa desde junho de 2020

A chuva forte que caiu sobre São Paulo entre os dias 18 e 19 de novembro salvou a capital paulista de ter um novembro muito seco. Até então, em 18 dias, o Instituto Nacional de Meteorologia havia contabilizado apenas 24,2 mm. Entre 9 horas do dia 18 e 9 horas do dia 19 de novembro de 2021 choveu 51,2 mm, pela medição automática feita no Mirante de Santana, na zona norte da capital.

A chuva que caiu entre 18 e 19 de novembro de 2021, 51,2 mm, foi a maior chuva em 24 horas sobre a cidade de São Paulo no ano de 2021, até agora, registrada oficialmente pelo Inmet. Foi também o maior volume acumulado em 24 horas no Mirante de Santana desde junho de 2020, quando choveu 89,6 mm entre os dias 26 e 27 daquele mês.

Os dias com maiores volumes de chuva em 2021, até então, haviam ocorrido em janeiro, mas todos com menos de 50 mm. Entre os dias 1 e 2 de janeiro choveu 49,4 mm, entre 12 e 13, 44,4 mm e entre 15 e 16 de janeiro de 2021 choveu 41,4 mm, conforme o Inmet.

Como informado pelo CLIMATEMPO, o total acumulado desde o início de novembro saltou para 75,4 mm, que correspondem a 55% da média Climatológica para novembro que é de 137,0 mm, pelos cálculos do Inmet para o período de 1981 a 2010.

Na zona sul da cidade de São Paulo, o volume de chuva provocado pela passagem da frente fria foi maior do que na zona norte. A estação meteorológica de Interlagos registrou 72,2 mm entre 9 horas do dia 18 e 9 horas do dia 19 de novembro de 2021.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® Informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados