Previsão do tempoClimatempo

CLIMATEMPO 23 de julho 2021, veja a previsão do tempo no Brasil

Assista o Boletim CLIMATEMPO 23 de julho 2021 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil nesta sexta-feira.

Com calor, chuva e frio, SP terá gangorra no tempo

O frio está com dias contados em São Paulo. Após um início de semana com temperaturas muito baixas e até geada, a tendência é de que volte a esquentar no estado nos próximos dias.

Apesar do aumento nas temperaturas, as madrugadas e manhãs ainda serão frias. Na capital, as mínimas variam de 10 a no máximo 12 graus até este domingo (25). Já as máximas vão subir de forma mais significativa e devem chegar a 28 graus até a próxima segunda-feira (26). Até lá, tempo continua muito seco em todas as áreas paulistas e com baixos índices de umidade relativa do ar.

Assista abaixo o Boletim CLIMATEMPO 23 de julho 2021

Nova onda de frio à vista

Apesar de esquentar bastante nos próximos dias, o calor não vai durar muito – isso porque uma nova frente fria vai chegar ao estado paulista e formar nuvens carregadas entre terça e quarta-feira, dias 27 e 28 de julho. Além da chuva, a massa de ar frio que acompanha o sistema terá forte intensidade e deve derrubar as temperaturas novamente.

Por enquanto, o risco para geada está restrito ao sul do estado, mas temperaturas abaixo dos 8 graus devem ser observadas novamente em várias localidades, inclusive na capital.

Aumentou a chance de neve: até mesmo no Sudeste!

Conforme falado em nosso site, a segunda onda de frio mais intensa do ano acabou de passar e já estamos de olho na próxima. Isto porque as simulações atmosféricas mantêm e até aumentaram a chance de neve para a próxima semana.

Até então, o modelo americano GFS e o europeu ECMWF davam a possibilidade de neve e de chuva congelada apenas nas áreas mais elevadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina na madrugada da quarta-feira (28).

O que mostram as novas previsões

Agora, as simulações nos mostram o frio ganhando força, muita força! Os dois modelos citados anteriormente aumentam a chance das precipitações invernais para toda a serra do Rio Grande do Sul, serra e planalto de Santa Catarina e também no sul do Paraná.

E não apenas a área de ocorrência que aumentou, mas também o período. Inicialmente era apenas na madrugada da quarta-feira, 28 de julho; agora, também tem a possibilidade de ocorrer na terça-feira (29).

Neve no Sudeste

Nesta quinta-feira (22) o modelo europeu mostra chance de pequenos flocos de neve com chuva congelante até mesmo no Sudeste! Claro que está possibilidade é pequena e é muito restrita. Por enquanto, as previsões indicam que apenas o Parque Nacional do Itatiaia, no Rio De Janeiro, pode ter a chuva congelante.

Vale lembrar que apesar de ser o estado do Rio de Janeiro, este local é muito frio, pois está localizado a 2.340 metros de altitude.

Para causar menos espanto, caso a previsão se confirme, não será a primeira vez que o Parque Nacional do Itatiaia registra neve. Há relatos de neve em 2012. Mas em 1985 a neve foi tanta que demorou 3 dias para derreter. Outras cidades da serra da Mantiqueira também já registram neve, como Campos do Jordão e algumas cidades do sul de Minas Gerais.

Independente desta chance de precipitação invernal no Sudeste, uma coisa é inegável: vem muito frio na próxima semana!

Para os amantes do frio, excelente notícia. Para quem não gosta muito… É melhor manter o edredom e o aquecedor por perto!

Atenção! Vale lembrar que esse tipo de previsão costuma oscilar, pois, precisa da exata combinação de umidade com ar muito frio.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados