CLIMATEMPO 23 de setembro 2022, veja a previsão do tempo no Brasil

Confira o Boletim CLIMATEMPO 23 de setembro 2022 e veja a previsão do tempo nas principais regiões produtoras do Brasil.

Nesta sexta-feira, a frente fria continua avançando em direção ao Sudeste do Brasil, mas se afasta no oceano próximo ao estado do Espírito Santo.

Ainda vai ser um dia com muitas nuvens na região de Vitória no estado do Rio de Janeiro, em grande parte do centro e norte de Minas, nestas áreas ainda tem previsão de chuva que pode vir com forte intensidade.

E as temperaturas não sobem muito, com risco de temporais na região de Brasília e a chuva forte que ainda persiste em todo centro e norte de Mato Grosso. Por outro lado, a massa de ar polar volta atuar no Sul do Brasil e o amanhecer pode começar com geada em grande parte da região.

Não tem previsão de chuva no estado de São Paulo, mas as temperaturas ficam baixas ao longo do dia e o mar fica agitado no litoral. Também não chove em Mato Grosso do Sul e Goiás.

A maior parte do interior do Nordeste ainda continua com tempo firme, muito calor e baixa umidade do ar, com índices inferiores a 30%. Nas horas mais quentes do dia a dia aumenta o risco de temporais no sul do Tocantins e nas demais áreas do norte do Brasil.

Como podemos ver nesta análise do Climatempo, há previsão de chuva forte, e até em forma de temporais, no estado do Acre. Mas na região de Macapá o tempo continua firme. A máxima não passa dos 17º graus em Porto Alegre, 33º graus em Cuiabá, 29º graus em Salvador e apenas 22º graus no Rio de Janeiro.

Vídeo: CLIMATEMPO 23 de setembro 2022

Ciclone extratropical deixa o mar agitado no Sul e Sudeste

Nesta quinta-feira (22), uma frente fria avança em direção ao estado de São Paulo, combinada com duas áreas de baixa pressão. Estes sistemas, se juntam a uma outra baixa que se forma na costa do Rio Grande do Sul, dando origem a um ciclone extratropical que vai causar ventos bastante intensos até o fim desta semana.

A costa do Rio Grande do Sul, as áreas de serra gaúcha e catarinense e o litoral sul de Santa Catarina ficam em atenção para rajadas de vento fortes que podem chegar até 80 km/h no decorrer da quinta-feira.

Alerta para o litoral: no litoral do Rio Grande do Sul, as rajadas variam de 80 a 100 km/h e há risco de temporais no decorrer do dia!

Este ciclone extratropical vai dar origem a frente fria que intensificará a chuva em todo o Sudeste do Brasil. Tanto na faixa leste do estado de São Paulo, quanto em áreas do sul de Minas, no Rio De Janeiro e na Zona da Mata Mineira. No Sudeste, os ventos aumentam durante a quinta-feira, mas uma previsão indica rajadas de 40 a 50 km/h.

Mar agitado

Os ventos intensos provocam forte agitação marítima no litoral da Região Sul, com ondas que podem chegar a 3,0 metros na região de Rio Grande (RS) e em Laguna (SC). Nestas áreas há risco para ressaca entre a noite de quinta e madrugada da sexta-feira (23). No litoral do Sudeste as ondas aumentam na sexta-feira (23), com ondas de 2,5 a 3,0 metros no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Atenção! A região de Rio Grande é uma importante área portuária do Rio Grande do Sul. Há risco de transtornos ou até mesmo um ritmo um pouco mais lento no embarque pelo porto de Rio Grande até o final desta semana.

Primavera começa com geada no Sul

Nesta sexta-feira (23), as instabilidades se afastam da Região Sul, mas a entrada do ar frio volta a derrubar as temperaturas nos três estados, principalmente entre a madrugada e a manhã.

O dia começa frio e com geada no Rio Grande do sul, atingindo áreas da Campanha Gaúcha, região de Bagé, Quaraí, o centro-norte do estado, as áreas de serra, região de Passo Fundo, Erechim e o noroeste gaúcho. O fenômeno também pode ser registrado em Santa Catarina, desde a serra até o meio oeste do estado. No Paraná, as áreas mais ao sul do estado também começam o dia com geada e não da para descartar a ocorrência na região de Francisco Beltrão.

Confira abaixo o mapa de temperatura mínima para a Região

CLIMATEMPO 23 de setembro 2022, veja a previsão do tempo no Brasil

No sábado (24), diminui um pouco a condição de geada na Região, ficando mais restrita entre o sul do Paraná, o meio oeste de Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul, ainda incluindo a região de Passo Fundo e as áreas de serra do estado.

Tendência

A chance de geada diminui já no domingo (25), mas o amanhecer continua frio em grande parte da Região. A circulação de ventos volta aumentar a umidade no estado do Paraná e em Santa Catarina. A previsão é de mais nebulosidade e pancadas de chuva em vários momentos do dia.

E para finalizarmos, o Rio Grande do Sul, tempo firme no centro e sul gaúcho, mas ainda com muita variação de nuvens no litoral. Nas áreas do norte do estado, volta a chover entre o fim da tarde e começo da noite.

Fique de olho nas nossas atualizações!

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® é informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.