CLIMATEMPO 24 de agosto 2022, veja a previsão do tempo

Confira o Boletim CLIMATEMPO 24 de agosto 2022 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil nesta quarta-feira.

As madrugadas e manhãs ainda continuam com temperaturas mais amenas em grande parte do Centro e Sul do Brasil. Mas a partir desta quarta-feira, o destaque já volta a ser as temperaturas em gradativa elevação no Sul, Sudeste e também no Centro-Oeste. A previsão é de um dia ensolarado e sem possibilidades de chuva na maior parte destas regiões.

Ainda pode chover de forma muito isolada em Vitória e nas áreas do Oeste do Rio Grande do Sul, mas não tem previsão de grandes alertas. A chuva forte ainda segue concentrada no Norte e no Nordeste do Brasil.

Tem previsão de chuva com trovoadas em São Luís, Manaus e também na capital Belém. A maior parte da costa leste do Nordeste deve ter um dia ensolarado, apenas com chuva isolada e passageira. Mas nas áreas do leste e sul da Bahia, podem receber chuva em vários momentos do dia ao longo desta quarta-feira.

A máxima pode chegar aos 25º graus em Porto Alegre, 35º graus em Cuiabá, 27º graus em Salvador e também no Rio de Janeiro.

Assista abaixo o Boletim CLIMATEMPO 24 de agosto 2022

Tempestade tropical a caminho da China

Na ultima segunda-feira, 22 de agosto, a depressão tropical que se localizava a leste do mar de Luzon se intensificou e se transformou em uma tempestade tropical chamada Ma-on.

Desde o inicio da madrugada de terça-feira (23), a tempestade tropical já causa estragos em todo o setor norte das Filipinas. Os ventos ultrapassam os 90 km/h, sendo ainda mais intensos sobre o oceano, o que provoca ondas de até 4 metros de altura.

São previstos acumulados acima de 100 mm em apenas 24h. O governo suspendeu as aulas das escolas públicas na Região Metropolita de Manila e providencia a evacuação de mais de 540 pessoas para abrigos. Alertas de inundações foram emitidos para as províncias de Zambales, Tarlac, Bataan e Pampanga.

Com o deslocamento do sistema pelo Pacifico Noroeste, ventanias de moderada a forte intensidade são previstas na ilha de Taiwan e posteriormente se desloca até a região de Hong Kong.

CLIMATEMPO 24 de agosto 2022, veja a previsão do tempo

Na manhã de quarta-feira (24), o centro da Ma-On se aproxima das províncias de Guangdong e Fujian, com rajadas de vento que ultrapassam 120 km/h. No litoral, as ondas atingem mais de 6 metros de altura. No período da tarde, a tempestade tropical evolui para tufão de categoria 1 e entra no continente causando estragos e inundações. São esperados ventos de 150 km/h em Hong Kong, além de acumulados de chuva acima de 150 mm em Yangjiiang.

Nos próximos dias, o tufão se desloca a noroeste pelo continente chinês até que, na sexta-feira (26), volte a se caracterizar como tempestade tropical. No dia 27, sábado, os sistema perde intensidade e volta a ser uma depressão tropical.

Vem mais frio até o fim do inverno?

Falta menos de um mês para a virada de estação. O inverno acaba no dia 22 de setembro e a primavera começa na noite de quinta-feira, às 22h04, pelo horário de Brasília.

Mas, antes de acabar o inverno, ainda há previsão para a passagem de algumas frentes frias que vão derrubar as temperaturas em parte do Brasil.

A primavera é a estação de transição para o verão, portanto neste período, quando o Hemisfério Sul está mais exposto ao sol, a região acaba recebendo raios solares de forma mais direta, o que faz com que a atmosfera fique mais aquecida. Com isso, a chance de massas polares muito intensas é menor a partir agora, conforme nos aproximamos do final do inverno. Porém, os modelos meteorológicos vêm apresentando uma grande oscilação, por isso ainda não dá para descartar totalmente a chance de alguma massa de ar polar mais forte até o final da estação.

Reta final do inverno

A previsão indica cerca de 3 massas de ar polar com potencial para provocar queda de temperatura no país. A primeira deve ocorrer agora, no fim deste mês de agosto. A frente fria começa a avançar pelo Sul no decorrer do sábado e, até o domingo(28), já tende a influenciar áreas do Sudeste e a parte sul da Região Centro-Oeste. Esta frente fria não será tão intensa. É um sistema que avança pelo litoral e não tem força o suficiente para provocar mudanças no Norte do Brasil, como aconteceu com a passagem da última frente fria.

Outra frente fria é prevista entre os dias 7 e 8 de setembro e mais uma deve avançar pelo Brasil na virada de quinzena do mês de setembro.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® é informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.