Assista o Boletim CLIMATEMPO 25 de junho 2021 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil nesta sexta-feira.
Na última sexta-feira de junho, as áreas de instabilidade associadas ao Ciclone extratropical já vão ter se afastado para alto mar, mas a circulação de ventos mantém o tempo instável em parte da região Sul do país. Por isso ainda pode chover a qualquer momento, com chuva moderada a forte e intensidade, especialmente entre o Norte gaúcho e o extremo Sul Catarinense.
Temperaturas mais baixas
Na região de Florianópolis, no Sul e Leste do Paraná, a expectativa é de períodos de o Sol com pancadas de chuva isoladas, principalmente entre a tarde e a noite. Já no Centro-Sul Gaúcho o sol volta aparecer mas a influência de uma massa de ar frio de origem polar deixa as temperaturas baixas principalmente pela manhã. A tendência também é de ar seco, mas com elevação significativa nas temperaturas desde o Norte do Paraná, passando pela região Sudeste, em grande parte do interior do Nordeste e desde o Centro-Oeste até os estados do Acre e Rondônia.
Por causa da infiltração marítima ainda chove de forma passageira na região de Salvador, em Aracaju e também sobre as capitais de João Pessoa e Natal. Entre Recife e Maceió o tempo permanece mais estável com chuva moderada desde cedo. As pancadas serão persistentes na costa Norte do Nordeste e também no extremo Norte do Brasil, onde deve chover principalmente no fim do dia com risco de alguns temporais.
Por causa do ar seco persistente, a situação é de alerta para queimadas, principalmente em áreas do interior do Nordeste, em parte do Centro-oeste de Minas, Noroeste de São Paulo, em tudo Centro-oeste até a região de Rio Branco e também do estado de Rondônia. O dia vai começar com 12 graus em Porto Alegre máxima de apenas 19, em Salvador mínima de 21 e máxima de 28 graus.
Assista abaixo o Boletim CLIMATEMPO 25 de junho 2021
Mar agitado no Nordeste nos próximos dias
Uma intensa circulação de ventos sobre a costa brasileira deixa o mar agitado e com possibilidade de ressaca. Neste fim de semana, os ventos intensos e persistentes chegam ao litoral do Nordeste, e quando combinados com a direção das ondas do mar, favorece a agitação marítima.
Por enquanto, os modelos oceanográficos indicam um aumento da altura das ondas já a partir deste sábado (26), na costa leste nordestina. No domingo (27), a agitação marítima provoca ondas que podem chegar à 2,5 metros de altura entre Ilhéus, o recôncavo baiano até o litoral do Rio Grande do Norte. A ondulação do mar é de sudeste.
Fim de semana
Para estas áreas também tem previsão de chuva no fim de semana. No sábado (26), chove desde o litoral da Bahia até o Rio Grande do Norte, de forma isolada e passageira. O tempo instável predomina também entre o norte do Ceará e Maranhão. Nestas áreas a chuva acontece de forma isolada entre a tarde e noite. O ar seco segue atuando no interior da região, a previsão é de sol e tempo firme.
No domingo (27), as condições do tempo se mantêm. A umidade que sopra do oceano ajuda a manter o tempo instável no litoral, com chuva fraca e pontual ao final do dia.
Fonte: CLIMATEMPO
AGRONEWS – Informação para quem produz