ClimatempoPrevisão do tempo

CLIMATEMPO 26 de novembro 2022, veja a previsão do tempo

Assista o Boletim CLIMATEMPO 26 de novembro 2022 e veja a previsão do tempo neste sábado. A chuva tem sido volumosa por causa de uma frente fria que atravessa o Brasil. Já tivemos mais de 200 mm acumulados entre o Espírito Santo, Minas Gerais e também na Bahia.

E os transtornos como alagamentos e deslizamentos seguem altos neste fim de semana. A chuva no sábado acontece a qualquer hora no Espírito Santo, no Rio de Janeiro, na maior parte de Minas Gerais, do Sul da Bahia até o estado de Tocantins e também em partes do estado do Pará.

Assisto o Boletim Climatempo.

CLIMATEMPO 26 de novembro 2022

https://www.youtube.com/watch?v=4pIhNDwA2JU

Final de semana nublado e com temperaturas amenas em São Paulo

Áreas de instabilidade predominam sobre o Sudeste do Brasil, provocando chuva na maior parte do estado de São Paulo. Nas últimas 24h, a Grande São Paulo e o litoral paulista registraram volumes bastante expressivos de precipitação.

Nesta sexta-feira (25), o dia amanheceu com predomínio de sol, mas aos poucos a nebulosidade vai aumentando por influência de uma baixa pressão, favorecendo a ocorrência de chuva no estado. A partir da tarde, volta a chover forte em grande parte do território paulista, exceto na faixa oeste. Ficam em alerta para temporais, com chuva de moderada a forte intensidade, as áreas de divisa com o estado de Minas Gerais e o litoral de São Paulo.

Previsão do tempo para São Paulo neste final de semana

No sábado (26), as instabilidades vão se afastando aos poucos do interior e por esse motivo, muitas áreas terão predomínio de sol, sem chance de chuva. Na Grande São Paulo a chuva também diminui consideravelmente neste dia. No entanto, o risco para grandes acumulados de chuva ainda se mantém para as áreas litorâneas, principalmente para a Baixada Santista e o Litoral Norte. No Vale do Paraíba e na Serra da Mantiqueira, a chuva também será frequente e com intensidade moderada a forte.

No domingo (27), a combinação da circulação dos ventos em níveis médios e altos da atmosfera, juntamente ao fluxo de umidade em níveis mais baixos e entrada de umidade vinda do oceano, a formação de nuvens de tempestade está prevista em várias áreas paulistas. O destaque será para o sul de São Paulo, na região do Vale do Ribeira, onde os acumulados de chuva poderão ser excepcionais. A situação será de perigo e há potencial para a ocorrência de alagamentos, transbordamento e deslizamento de terra nesta região.

Entre a segunda (28) e a terça-feira (29), esta condição do tempo permanecerá, com os maiores volumes de chuva ainda previstos para as áreas próximas à divisa com Minas Gerais e o leste paulista.

Atenção a chuva volumosa e ventania no litoral sul durante este final de semana. A chuva vem de aneira frequente e volumosa, com potencial para trovoadas especialmente no domingo.

Ventania no Sul, Sudeste e Nordeste nos próximos dias

A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera juntamente com a presença do ar quente e úmido e o avanço de áreas de baixa pressão sobre o Brasil, estimulam o crescimento de muitas áreas de instabilidade no país. Esses sistemas contribuem para a formação de nuvens de tempestade, intensificando a chuva na maior parte do território brasileiro e aumentando a incidência das rajadas de vento em algumas Regiões.

Rajadas de vento do Sul ao Nordeste do Brasil

Na sexta-feira (25), ficam em alerta para ventos fortes, o norte do Rio Grande do Sul, o sul de Santa Catarina, o litoral e também algumas áreas ao norte do Paraná que fazem divisa com o estado de São Paulo. No Sudeste do país, todo o centro leste paulista, o sul de Minas Gerais e o centro-sul do Rio De Janeiro, incluindo a capital fluminense, terão rajadas de vento variando entre 50 e 60km/. A formação de um ciclone entre o litoral do Sul e Sudeste reforça ainda mais as rajadas de vento ao longo do dia. Já na Região Nordeste, estas rajadas poderão variar entre 40 e 60 km/h no litoral norte da Bahia, em Sergipe, Alagoas, no centro-leste de Pernambuco, na Paraíba, no Rio Grande do Norte, no Ceará e no norte do Piauí.

No sábado (26), ainda há previsão para rajadas de vento com valores de até 60km/h se espalhando por estas áreas e também atingindo o litoral do Espírito Santo e o sul da Bahia. No litoral norte de Santa Catarina, no litoral do Paraná, sul de São Paulo e todo o leste do Rio de Janeiro, há risco das rajadas alcançarem valores próximos a 80 km/h.

CLIMATEMPO 26 de novembro 2022, veja a previsão do tempo

No sábado (26), ainda há previsão para rajadas de vento com valores de até 60km/h se espalhando por estas áreas e também atingindo o litoral do Espírito Santo e o sul da Bahia. No litoral norte de Santa Catarina, no litoral do Paraná, sul de São Paulo e todo o leste do Rio de Janeiro, há risco das rajadas alcançarem valores próximos a 80 km/h.

CLIMATEMPO 26 de novembro 2022, veja a previsão do tempo

No domingo (27), estas rajadas avançam um pouco mais, influenciando toda a Região Sul, o sul do Mato Grosso do Sul, a maior parte do Sudeste (exceto o centro-norte de Minas e o interior do Espirito Santo), o sul baiano e também toda a faixa do litoral norte da Bahia até o Piauí. Em algumas áreas do litoral norte do Paraná até o litoral paulista e também no litoral norte fluminense, os valores ainda poderão se aproximar dos 80 km/h.

CLIMATEMPO 26 de novembro 2022, veja a previsão do tempo

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® é informação para quem produz

]]>

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo