Climatempo 26 de outubro a 1º de novembro 2021, veja a previsão do tempo

Assista o Boletim Climatempo 26 de outubro a 1º de novembro 2021 e veja a previsão do tempo nas principais regiões produtoras do Brasil nos próximos 7 dias.

As imagens de satélite do começo desta semana mostram o céu carregado em uma faixa que vai da costa do Sudeste até a região Norte do Brasil, por causa da presença de uma frente fria combinada com áreas de instabilidade que se formam no interior do país.

Ao longo dos próximos 7 dias a expectativa é de maiores volumes de chuva entre o Sudeste, Centro-Oeste e a região Norte do Brasil. No Sudeste o acumulado de chuva poderá ultrapassar os 80mm principalmente nas áreas de café arábica, entre o sul de Minas e o estado de São Paulo.

No Nordeste do Brasil a chuva deve diminuir especialmente no interior da região, o que inclui as principais áreas produtoras do MATOPIBA. Não deixa de chover, mas será uma chuva mais isolada, mais espaçada, a temperatura deve subir e na próxima semana a chuva deve ganhar força.

Na região Sul tem previsão de chuvas nestes próximos dias, mas algo muito mais fraco, mais isolado e mais espaçado também. Além disso, o sol volta a aparecer mais forte e a temperatura entra em elevação, a partir da quarta-feira a tendência é de calor na região Sul, e aí essa combinação de calor e chuva mais isolada, vai diminuir a água disponível no solo em grande parte da região.

O que não é um problema, muito pelo contrário, pois o solo está muito encharcado e diminuindo a umidade, isso vai favorecer a retomada dos trabalhos em campo do trigo e também a semeadura da soja na maior parte do Sul do Brasil.

Assista abaixo o Boletim Climatempo 26 de outubro a 1º de novembro 2021

Temperatura sobe e tempo fica firme no Sul do Brasil

O fim de semana foi marcado por tempo muito instável sobre parte da Região Sul do Brasil. O estado do Paraná registrou chuva com granizo e ventos de 100 km/h no último sábado (23).

O tempo firme volta predominar sobre os três estados do Sul a partir desta segunda-feira (25), devido a um sistema de alta pressão atmosférica que avança pela Região, inibindo a formação de nuvens carregadas.

As temperaturas voltam a subir rapidamente, sobretudo no estado do Rio Grande do Sul onde as máximas beiram os 32°C!

A terça-feira (26), será ensolarada por todas as áreas da Região, sem expectativa para chuva nos três estados. No litoral do Paraná, algumas nuvens passam no decorrer do dia, mas o tempo segue firme. No oeste gaúcho, o tempo seco predomina e a umidade relativa do ar fica abaixo dos 30% nas horas mais quentes do dia.

Porto Alegre terá um dia ensolarado e quente. As temperaturas sobem a partir da tarde e os termômetro podem chegar aos 31°C nesta terça-feira (26) na capital gaúcha.

Tempo muda a partir da quarta-feira!

Nesta quarta-feira (27), novas áreas de instabilidade voltam a provocar chuva sobre o território paranaense. O sol ainda aparece ao longo do dia por todas as áreas do Paraná, mas a chuva já retorna a partir da tarde, com risco de trovoadas, por toda a região central, leste e norte do estado. O tempo segue firme apenas no sudoeste do Paraná. O sol brilha forte com poucas nuvens e não chove em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, incluindo às duas capitais.

Na quinta-feira (28), a chuva ganha força por mais áreas do estado do Paraná e também sobre o norte de Santa Catarina. As pancadas de chuva acontecem a partir da tarde de forma isolada sobre o oeste catarinense e paranaense.

A chuva mais volumosa se concentra sobre o leste do Paraná, o que inclui a região da capital e litoral. O tempo segue firme na capital Florianópolis e também sobre Porto Alegre. Não se descarta chuva extremamente isolada em áreas do norte gaúcho no decorrer do dia.

São Paulo em alerta para temporais

Na quarta-feira o céu fica cheio de nuvens e até pode dar alguma chuva no período da manhã, mas é principalmente entre a tarde e a noite que os temporais se espalham. As áreas de divisa com o Paraná devem ter menos chuva, mas as áreas próximas ao estado de Minas, o Vale do Paraíba e a Grande SP ficam em alerta para temporais.

Climatempo 26 de outubro a 1º de novembro 2021, veja a previsão do tempo

A quinta-feira ainda será marcada por bastante chuva e que acontece de forma frequente. Os maiores acumulados são previstos entre os Vales do Ribeira e do Paraíba, a Grande SP, Sorocaba, Itapetininga e o litoral.

O risco de temporal diminui entre sexta e o fim de semana, mas os ventos frios e úmidos vão manter o tempo bastante instável sobre o estado de São Paulo.

Queda de temperatura

Além da chuva, outro destaque vai ser a queda de temperatura. Até esquentou nesta terça(26) sobre muitos municípios, mas as temperaturas voltam a cair na quarta-feira. Até o fim da semana a sensação será de frio em muitas localidades, inclusive na capital. As máximas na cidade de São Paulo vão ficar bem abaixo da média histórica para este período, que é de 25,6°C no mês de outubro.

Fonte: Climatempo

AGRONEWS® Informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.