CLIMATEMPO 26 de setembro 2022, veja a previsão do tempo

Assista o Boletim CLIMATEMPO 26 de setembro 2022 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil nesta segunda-feira.

Semana com temporais e chuva volumosa

A semana começa com tempo muito carregado em parte do centro-sul do Brasil. A formação de áreas de instabilidade nos níveis mais altos da atmosfera, combinada com a atuação de um cavado sobre a Região Sul do país, intensifica ainda mais as nuvens de chuva.

Nesta segunda (26), a chuva acontece em vários momentos, em forma de temporais e há previsão de volumes elevados em São Paulo, no norte do Paraná e em Mato Grosso do Sul. A chuva pode vir acompanhada por trovoadas, rajadas de vento forte e eventual queda de granizo, especialmente no interior paulista e no sul de Mato Grosso do Sul.

Na terça-feira (27), além destas áreas de instabilidades, a formação de uma frente fria reforça ainda mais a chuva que se espalha também pelas demais áreas do Paraná, de Santa Catarina e aumenta sobre o sul de Minas Gerais.

A quarta-feira (28), será o dia mais instável da semana. Conforme a frente fria se desloca, aumenta muito a condição de chuva forte no Paraná, em Mato Grosso do Sul, no estado de São Paulo, sul de Minas e no Rio De Janeiro. A previsão indica volumes de chuva por vezes superiores aos 50 mm, no interior de São Paulo. No sul de Mato Grosso do Sul este valor pode ultrapassar os 70mm.

Confira abaixo o mapa de chuva para os próximos dias no BR

CLIMATEMPO 26 de setembro 2022, veja a previsão do tempo

Atenção! A Climatempo alerta para muita chuva nos próximos dias, sobre tudo em São Paulo, Paraná, sul de Minas, no estado do Rio e em Mato Grosso do Sul. Com o solo encharcado, há risco de alagamentos e deslizamentos de terra, além de outros transtornos causados pelo excesso da chuva.

CLIMATEMPO 26 de setembro 2022

Alerta: Furacão Fiona ameaça o leste do Canadá

Um impressionante e grande furacão percorre o Oceano Atlântico Norte há dias. O Furacão Fiona chegou a ser classificado como categoria 4, com ventos de 115 kt (213 km/h) quando avançava entre as Bermudas e costa leste dos Estado Unidos. Antes disso, como categoria 3, Fiona fez ao menos oito vítimas em Porto Rico e inundações nas ilhas Turks e Caicos e República Dominicana.

CLIMATEMPO 26 de setembro 2022, veja a previsão do tempo

Agora é a vez do Canadá. Fiona até foi rebaixado para categoria 3, mas ainda segue com ventos de 190 a 200 km/h nesta sexta-feira (23), ao sul do estado canadense, Nova Escócia. Fiona chega nas últimas horas desta sexta-feira (23) ao Canadá, levando ventos fortíssimos (de 170 a 190 km/h), chuvas torrenciais e mar extremamente agitado, com grande potencial para Storm Surge (ou maré de tempestade), as simulações indicam ondas acima de 13 metros de altura. O estado da Nova Escócia será o mais atingido pelo furacão.

CLIMATEMPO 26 de setembro 2022, veja a previsão do tempo

O furacão declina para tempestade subtropical apenas na tarde de domingo (25), quando já estiver sobre o estado de Terra Nova e Labrador, acima do Quebec.

Semana será de muita chuva, com risco para alagamentos em SP

O primeiro fim de semana de primavera foi marcado por mudanças no tempo em São Paulo. O ar frio de origem polar deixou as temperaturas mais baixas em grande parte do sul e leste paulista. Neste domingo (25), a nebulosidade já aumenta entre o fim da tarde e o começo da noite e volta a chover de forma isolada em todas as regiões do estado.

A segunda-feira (26), começa mais instável com muita nebulosidade e chuva fraca pela manhã de forma isolada na Grande SP, no interior e no litoral. Estas instabilidades estão associadas a mudança no padrão da circulação dos ventos, que vai ganhar um reforço na terça-feira (27), com a chegada de uma nova frente fria.

Já nesta segunda, aumenta o risco de temporais no período da tarde, por todo o centro-oeste, sul e leste de São Paulo. No norte paulista, as temperaturas ainda sobem, com máximas passando de 26-27 °C em vários municípios. Já no sul e leste de SP, temperaturas mais amenas.

A terça-feira (27), ainda amanhece bem instável no estado, já com chuva em cidades do oeste e sul paulista, na capital e no litoral. A expectativa é de muita chuva na quarta (28), de forma volumosa e persistente, devido ao deslocamento e avanço da frente fria pela costa do Sudeste e estas instabilidades persistem pelo menos até a sexta-feira (30).

Atenção! O volume de chuva pode causar vários transtornos ainda nesta semana. Há alerta para alagamentos, transbordamento de rios e córregos, e deslizamentos de terra.

Os acumulados serão elevados nesta última semana do mês de setembro, podendo ultrapassar os 100mm de chuva em grande parte do estado e até 150mm de forma pontual em algumas regiões. Confira abaixo o mapa de chuva para os próximos dias:

CLIMATEMPO 26 de setembro 2022, veja a previsão do tempo

Setembro termina com temperaturas amenas

Por causa da chuva e do tempo mais encoberto, as temperaturas não sobem muito em parte do leste e sul de São Paulo. Algumas cidades do interior continuam com sensação de abafamento, mas na capital paulista, as máximas variam de 20 a 24 °C até o fim da semana, sendo a quarta-feira o dia mais frio, com máxima que não passa dos 18 °C.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® é informação para quem produz

Siga o Agronews® nas redes sociais

Facebook AgronewsInstagram AgronewsTelegram AgronewsYoutube AgronewsWhatsapp Agronews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *