CLIMATEMPO 27 de setembro a 03 de outubro 2022, veja a previsão do tempo

Confira o Boletim CLIMATEMPO 27 de setembro a 03 de outubro 2022 e veja a previsão do tempo em todas as regiões produtores do Brasil nesta semana.

Por causa de áreas de instabilidade alimentada pela umidade da Amazônia, a última semana de setembro começou já com bastante chuva em áreas do Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Além disso, nos próximos dias a passagem de uma frente fria pela costa do Sudeste vai reforçar a chuva nessas regiões. Há uma expectativa de acumulados até acima de 100 mm entre o leste de São Paulo, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, alguns lugares do interior paulista, oeste do Paraná e centro-sul do estado de Mato Grosso do sul.

Enquanto isso o norte de Minas Gerais, também áreas do Tocantins, interior do Nordeste, norte de Goiás e leste do estado de Mato Grosso, o tempo segue seco no decorrer dos próximos dias.

CLIMATEMPO 27 de setembro a 03 de outubro 2022

E embora a umidade do solo deva aumentar e de maneira expressiva entre São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, essa chuva continua abrangente e volumosa. Isso acaba atrapalhando os trabalhos de colheita do trigo e semeadura de soja da primeira safra de verão.

No centro e norte do Brasil, não tem previsão de chuva que possa reverter o quadro de estiagem. Muito pelo contrário, há tendência de diminuir a umidade do solo ainda entre o norte de Minas, áreas do MATOPIBA, também norte de Goiás, oeste de Mato Grosso e sul do Pará. Lembrando que para estas áreas do MATOPIBA e também para Minas Gerais neste dia 30 termina o vazio sanitário.

Chuva volumosa no Paraná desde o fim de semana

Já choveu mais 60mm em parte do Paraná, em 24 horas, entre a manhã de domingo (25) e a manhã de segunda-feira (26). Com os maiores valores sendo registrados pelo sudoeste do estado paranaense.

CLIMATEMPO 27 de setembro a 03 de outubro 2022, veja a previsão do tempo

Tendência para esta semana

A chuva deve aumentar bastante entre o Paraná, Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e do Mato Grosso, pelo estado de São Paulo, parte de minas Gerais e no Rio De Janeiro, com valores que devem passar facilmente dos 100mm ao longo desses dias, alguns pontos podendo ficar em torno dos 200mm, como entre o sul mato-grossense e o oeste paranaense, por exemplo, além de pontos entre São Paulo e Rio de Janeiro.

As chuvas de agora, que devem ocorrer nos próximos dias, que serão volumosas e persistentes, atrapalham as semeaduras do milho primeira safra entre Mato Grosso do Sul, São Paulo e o Paraná e prejudica a finalização da colheita do trigo em Mato Grosso do Sul e no Paraná.

Mas, é uma chuva bem-vinda no norte do Paraná, apesar dos danos que podem causar, como queda de árvores e queda de granizo, por exemplo, mas a chuva no norte do Paraná pode ajudar a recuperar o déficit hídrico na região.

Alerta de temporais e chuva forte no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Nuvens muito carregadas se formam desde cedo sobre o PR e MS. Estas instabilidades avançam sobre SP, sul de Minas e extremo sul do Rio De Janeiro, provocando chuva forte e temporais.

A Região Centro-Oeste continua em atenção para chuva forte ao longo do dia. No Nordeste, tempo mais instável no sul da Bahia, mas pouca chuva nas demais áreas da Região. Já no Norte do Brasil, dia de sol, calor e chuva à tarde.

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento em RR

Acumulados de chuva elevados (com potencial para danos) hoje em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, centro oeste e sul de Goiás, pontos do Mato Grosso, no sul e Zona da Mata Mineira, no Triângulo Mineiro, no oeste do Rio de Janeiro.

Condições para granizo hoje no MS, SP, PR, MG, RJ, GO, MT

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® é informação para quem produz

Siga o Agronews® nas redes sociais

Facebook AgronewsInstagram AgronewsTelegram AgronewsYoutube AgronewsWhatsapp Agronews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *