CLIMATEMPO 29 de setembro 2022, veja a previsão do tempo

Confira a previsão do tempo nesta quinta-feira e veja a análise do Boletim CLIMATEMPO 29 de setembro 2022. Frente fria provoca temporais no RJ e ES, confira!

A frente fria ainda continua se afastando em direção a costa do Sudeste no decorrer da quinta-feira, o que aumenta muito as condições de temporais no Rio de Janeiro e também no Espírito Santo.

As capitais, Vitória e Rio de Janeiro, ficam com mais nuvens e a chuva acontece em vários momentos. Por outro lado, o volume de chuva diminui em São Paulo, mas ainda tem previsão de chuva forte principalmente no interior paulista.

A região da grande Belo Horizonte ainda fica com tempo instável sob vários momentos. Em Campo Grande e em Cuiabá, aumenta o risco de temporais. Não deve chover em capitais como Brasília, Palmas, Teresina e na região de Fortaleza.

A maior parte do Nordeste permanece com muito sol, calor e pouca chuva. Previsão apenas de chuva concentrada no litoral nordestino. Mas aumenta o risco de temporais em Rondônia e também no estado do Acre.

Como podemos ver na análise do Climatempo, a região Norte do Brasil ainda continua com tempo muito abafado e com chuva forte no período da tarde. Já na região Sul a chuva começa pela manhã em Santa Catarina, mas aos poucos vai perdendo intensidade no Paraná. O volume de chuva também diminui, mas ainda ocorrem pancadas ao longo da quinta-feira.

Já no Rio Grande do Sul, a chuva pode vir com forte intensidade em Uruguaiana, mas na capital Porto Alegre a previsão é apenas para chuviscos.

Quanto a temperatura, no Rio de Janeiro a máxima não passa dos 23º graus, em Cuiabá continua abafado com máxima de 32º graus e na capital Porto Alegre a máxima é de apenas 19º graus.

Boletim CLIMATEMPO 29 de setembro 2022

Capital paulista com a maior quantidade de raios desde maio

Nesta última terça-feira (27), a cidade de São Paulo registrou a maior quantidade de raios em um dia desde meados de março deste ano de 2022. Foram um total de 154 raios e 405 descargas elétricas atmosféricas.

CLIMATEMPO 29 de setembro 2022

Os municípios que mais tiveram relatos de raios no estado de São Paulo, na última quinta-feira (27), foram, São Paulo, Itapetininga, Campo Bonito, Bananal, Junqueirópolis e Piedade, com mais de 80 relatos, pelos sensores.

CLIMATEMPO 29 de setembro 2022

Na terça-feira, 27 de setembro de 2022, foi registrado um total de 2.681 raios e 10.121 descargas elétricas atmosféricas no estado de São Paulo. Só que a maior quantidade de raios pelo estado de São Paulo em um único dia neste ano de 2022 segue o relatado no dia 21 de setembro, com 32.347 raios.

Diferença de raio e descarga elétrica

Há uma grande diferença entre raios e descargas elétricas atmosféricas. As descargas atmosféricas são geradas pelas nuvens de tempestades e podem ou não se conectar ao solo. Já os raios, são somente as descargas que se conectam ao solo.

Ou seja, o raio é, na verdade, uma descarga elétrica atmosférica que chega ao solo. O mais comum são as descargas elétricas atmosféricas que se formam em algumas nuvens que têm um grande desenvolvimento vertical e alcançam mais de 10 quilômetros entre sua base e o topo.

Nesta situação, uma parte da nuvem tem temperaturas abaixo de zero, onde se formam o gelo. Estas nuvens são conhecidas como cumulonimbus e são muito comuns em dias quentes e úmidos. É a nuvem típica da primavera/verão no Brasil.

No entanto, descargas elétricas atmosféricas podem ocorrer dentro de algumas nuvens especiais, mas também durante uma intensa atividade vulcânica, em tempestades de areia e até sem nuvens no céu!

Setembro mais chuvoso dos últimos 7 anos na cidade de São Paulo

A estação do Mirante de Santana (INMET), na Zona Norte da cidade de São Paulo, registrou 123,8mm de chuva neste mês de setembro de 2022, até a manhã desta quarta-feira (28), ficando 48,6% acima da sua média que é de 83,3mm.

Sendo assim, o setembro mais chuvoso na capital paulista desde 2015, quando acumulou 202,4mm e com 201,7mm nas estações automáticas e convencional do INMET, respecitivamente. Ou seja, o maior volume de chuva para setembro dos últimos 7 anos. Lembrando que a cidade de São Paulo teve o inverno de 2022 com o menor volume de chuva desde 2017.

Tendência Climatempo

Nesta quarta-feira (28), as condições de raios diminuem mais no estado de São Paulo, por conta das temperaturas mais baixas devido à entrada do ar mais frio na região. Hoje a chuva ainda persiste ao longo do dia, aumentando o risco de transtornos.

Na quinta-feira (29) o alerta para temporais e chuva mais persistente fica concentrado no litoral norte e nas áreas de divisa com o estado do Rio De Janeiro. Na RMSP, ainda pode chover de forma moderada e o céu fica encoberto. No interior o volume de chuva diminui, mas ainda pode chover com moderada a forte intensidade em vários momentos.

Furacão Ian causará “tempestades catastróficas, ventos e inundações”, alerta NHC

O furacão Ian está se intensificando rapidamente para uma tempestade de categoria 5, com ventos de quase 250 km/h, informou o Centro Nacional de Furacões – NHC. Antes do contato terrestre esperado para a tarde desta quarta-feira, o centro alertou que a “previsão de rápida intensificação” causará “tempestades catastróficas, ventos e inundações na península da Flórida“.

CLIMATEMPO 29 de setembro 2022

Tempestade histórica com risco de vida

Primeiro furacão significativo a atingir o Estado do Sol desde 2018, Ian deve se mover lentamente em direção à costa, causar quedas de energia e possibilidade de fatalidades. Espera-se que seus efeitos sejam sentidos neste final de semana.

Leia o restante da matéria clicando aqui.

Siga o Agronews® nas redes sociais

Facebook AgronewsInstagram AgronewsTelegram AgronewsYoutube AgronewsWhatsapp Agronews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *