Assista o Boletim CLIMATEMPO 30 de setembro 2021 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil nesta quinta-feira.
Alerta de chuva excessiva nas lavouras do Paraná
Durante o Conexão Agroclima, realizado pela Climatempo na noite da última terça-feira (28), o agrometeorologista Celso Oliveira trouxe informações importantes sobre a chuva para o plantio da nova safra.
O que chamou a atenção também entre os destaques foi a quantidade de chuva prevista para o Paraná e Santa Catarina, nos próximos dias.
“De 8 para 80: chuva torna-se excessiva no Paraná e a hora de plantar é agora, porque depois que começar, a precipitação não permitirá fazer muita coisa”, prevê Oliveira.
Os acumulados previstos para o período de 7 dias, mostram valores acima dos 150mm no centro e sul do Paraná. Nestas áreas, há potencial para enxurradas. “A quantidade de chuva em tão pouco tempo é elevada”, explica Celso.
Veja no mapa abaixo o acumulado de chuva referente ao período 29 de setembro e 03 de outubro:
Umidade do solo aumenta mais que os 10 pontos percentuais habituais, indicando que a chuva realmente será intensa na região. Veja no mapa:
Milho
A umidade do solo permaneceu mais elevada que o normal durante boa parte da semana passada, paralisando as atividades de plantio do milho no Rio Grande do Sul. E com a expectativa de chuva frequente na maior parte da semana e de tempestades no próximo sábado, a expectativa é de que não exista muito progresso nos próximos dias.
A umidade do solo aumentará na maior parte das áreas produtoras e permitirá o avanço do plantio. Atualmente, 45% das áreas já receberam a primeira safra, apesar da atual baixa umidade do solo na maior parte do Paraná.
Cana de açúcar
Para os próximos sete dias, a previsão é de muito calor e enfraquecimento da chuva nas áreas de cana de açúcar. Estima-se algo entre 10mm e 20mm em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Triângulo Mineiro e menos de 10mm em Goiás. A expectativa é de que a chuva se torne intensa e abrangente no decorrer do segundo decêndio de outubro. Até lá, há previsão de pancadas de chuva, mas que aumentam lentamente a umidade do solo.
[adning id=”338353″]
Alerta para temporais em Minas Gerais
O começo da semana foi marcado por chuva no estado mineiro. Na tarde da última segunda-feira, 27 de setembro, a região da Grande Belo Horizonte recebeu temporais, muita chuva e ventania.
A quarta-feira (29), será marcada por sol, com pancadas de chuva em áreas do centro e sul de Minas Gerais, devido à passagem de uma frente fria na altura do Sudeste do Brasil que vai continuar levando umidade para o estado.
Super célula provoca temporais na Grande BH
A chuva mais expressiva se concentra sobre o sul do estado e há risco de temporais isolados na região da Zona da Mata Mineira. Em Pouso Alegre, Lavras e São João Del Rei, o sol aparece e as pancadas de chuva se concentram entre a tarde e a noite, podendo vir com até forte intensidade.
O sol predomina e a chuva acontece de forma isolada e irregular, sem grandes volumes significativos sobre a capital do estado.
Nas demais áreas o sol brilha forte, com pouca nebulosidade. O tempo segue firme e seco sobre o norte e região do Triângulo Mineiro. A umidade relativa do ar, fica abaixo dos 30% nas horas mais quentes do dia nestas áreas.
Atenção para baixa umidade do ar!
Assista abaixo o Boletim CLIMATEMPO 30 de setembro 2021
Fonte: CLIMATEMPO
AGRONEWS® – Informação para quem produz