ClimatempoPrevisão do tempo

CLIMATEMPO 31 de maio a 06 de junho 2022, veja a previsão do tempo

Assista o Boletim CLIMATEMPO 31 de maio a 06 de junho 2022 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil nesta semana.

Chuva no Nordeste, tempo firme no interior do Brasil e ar frio na região Sul do país. Estes são os destaques mais relevantes para os próximos dias.

Pra começarmos a análise, no Rio Grande do Sul depois da passagem de uma frente fria, o ar polar que avança atrás do sistema já derruba a temperatura e tem possibilidade para geada nesta terça-feira em grande parte do Estado.

A partir de meados da semana uma nova frente fria avança e traz chuva novamente. Sendo que os maiores volumes irão acontecer no Paraná, em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul, isso até o dia 6 do mês de junho. Neste período também tem chance de chuva em parte do Sudeste e de Mato Grosso do Sul. Mas nestas áreas, se chover, será algo muito pontual e com baixos volumes acumulados.

Também temos destaque para os produtores de algodão do Centro-Oeste do Brasil. Como não há previsão de chuva, isso é muito favorável para as atividades das áreas de algodão principalmente no estado de Mato Grosso, partes de Goiás e até mesmo em áreas do oeste da Bahia.

Já na costa do Nordeste a chuva foi muito volumosa e ainda será persistente ao longo dos próximos dias, podendo até passar de 100 mm acumulados. Para regiões que já registraram mais de 600 mm, essa chuva é bem prejudicial.

Chove também nos extremos do Brasil. No extremo norte do país, tem acumulados que podem chegar a 70 mm nos próximos 7 dias. A tendência geral é de aumento dos índices de água no solo na região do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e no extremo norte do país.

Agora com relação a chuva no Nordeste, tem previsão para acumulados bem significativos no Maranhão, no norte do Piauí, Ceará e ainda tem previsão de chuva em toda região costeira. Na costa leste ainda há efeito das ondas de leste combinadas com as águas mais aquecidas do Oceano Atlântico. Isso serve de energia para as nuvens carregadas e é por isso que até pelo menos a sexta-feira, a chuva será bem persistente e volumosa nas áreas da Costa do Nordeste.

Enquanto isso o interior, na região que compreende o MATOPIBA, segue com tempo firme e pouca chance de chuva.

Chuva causa transtornos em capitais do Nordeste do Brasil

O Nordeste do Brasil tem sido marcado por chuva muito forte nos últimos dias e que causou transtornos em vários municípios. A faixa leste da região tem sido fortemente impactada por temporais, e a tendência é de que essa chuva se prolongue.

A situação é de alerta no leste de Pernambuco. Por conta da chuva expressiva, os acumulados já estão em 730 mm mensais, sendo que a média para Recife nesta época do ano é de 312 mm. A chuva é constante ao longo do dia nesta região, o que tem causado transtornos, principalmente, nas áreas de construções irregulares, como em áreas de barranco ou encosta.

A água penetra na terra, que já está encharcada, e o solo acaba cedendo à correnteza e soterrando estruturas. O número de óbitos já ultrapassa 87 casos e, possivelmente, esse número ainda pode aumentar, devido à chuva que ainda está prevista para a região.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® é informação para quem produz

Artigos relacionados
ClimatempoPrevisão do tempo

CLIMATEMPO 21 a 27 de junho 2022, veja a previsão do tempo no Brasil

GeralNotícias

La Niña: inverno deve ter chuvas abaixo da média no Sul e no Sudeste

ClimatempoPrevisão do tempo

CLIMATEMPO 14 a 20 de junho 2022, veja a previsão do tempo no Brasil

ClimatempoPrevisão do tempo

CLIMATEMPO 07 a 13 de junho 2022, veja a previsão do tempo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.