O calor e o deslocamento de uma frente fria associada a um forte ciclone extratropical formaram áreas de instabilidade sobre o Sul de do Brasil que espalharam nuvens bastante carregadas sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
Além de fortes pancadas de chuva de raios, estas nuvens produziram violentas rajadas de vento e granizos enormes em alguns locais. Os três estados da Região Sul registraram rajadas de vento superiores aos 80 km/h, mas em Santa Catarina e no Paraná, as rajadas passaram dos 100 km/h.
Menos chuva e menos vento nesta segunda-feira
O ciclone extratropical que ajudou a formar as nuvens carregadas já está se afastando do Sul do Brasil, enquanto a frente fria avança para o litoral de São Paulo e Rio de Janeiro. Mesmo assim, áreas de instabilidade ainda ficam sobre o Sul do Brasil nesta segunda-feira, 28, porém atuam com menos força.
Ainda há risco de temporal nesta segunda-feira na região da Grande Curitiba, no litoral do Paraná, no litoral norte de Santa Catarina e no Vale do Itajaí.
Pancadas de chuva moderadas a forte e com raios ainda podem ocorrer nas demais áreas do Paraná, em todas as regiões catarinenses e no norte e nordeste do Rio Grande do Sul.
As rajadas de vento ainda podem ocorrer, mas menos intensas, com até 80 km/h.
Na terça-feira, 29 de setembro, o sul e o leste do Paraná, todo o estado de Santa Catarina e quase todo o Rio Grande do Sul (exceto o sul gaúcho) já terão vários períodos com sol, mas ainda há condições para pancadas de chuva.
Nova frente fria
A população da Região Sul deve ficar a atenta para novos temporais com ventania a partir da quarta-feira, 30 de setembro, com a chegada de uma forte frente fria.
Por Climatempo
AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz