Falta de chuva preocupa produtoras rurais no RS

Os agricultores e agricultoras da Região Sul estão muito preocupados com a falta de chuva. Em São Gabriel, no Rio Grande do Sul, a produtora rural Patricia Vione se diz muito preocupada. Ela comenta que as barragens não recuperaram o nível desde o verão passado e agora o Rio Vacacaí está muito baixo, o que pode comprometer as lavouras de arroz. Veja a sequencia dos vídeos abaixo. A primeira imagem mostra a barragem em 4 de novembro de 2019 e a segunda, no mesmo dia 04 de Novembro de 2020.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Vídeo enviado por Patricia Vione – São Gabriel – RS 

A produtora gaúcha Graziele de Camargo, de São Sepé (RS), disse que conseguiu iniciar os trabalhos com a soja no campo, porém em algumas áreas a soja não tem força para nascer. A falta de chuva, além de atrasar o plantio da cultura ameaça uma produção inteira, comenta Camargo.

Soja em sucessão à aveia-preta e ao trigo pode ter produtividade 54% maior

Em conversa com a produtora agrícola Silvia Stangherlin, de Lagoa Vermelha, no Rio Grande do Sul, a geada ocorrida na semana passada e a estiagem afetaram a lavoura de milho e a de soja não consegue se desenvolver de forma satisfatória. Stangherlin relata que as lavouras em Muitos Capões e Capão Bonito também estão sentindo os efeitos da estiagem e da chuva irregular.

Foto: Silvia Stangherlin – Lagoa Vermelha – RS

A produtora que faz ronda pela lavoura todos os dias para verificar o desenvolvimento das culturas se diz muito preocupada com a situação. Veja o registro em vídeo:

https://youtu.be/57FYc-nXnTg
Vídeo enviado por Silvia Stangherlin

Nesta quarta-feira (11), em contato telefônico com a produtora Silvia Stangherlin, de Lagoa Vermelha, no Rio Grande do Sul, nos informou que ontem (10), ocorreu a chuva prevista pela Climatempo. ” Foram aproximadamente 30 milímetros na minha lavoura. No vizinho, a dois quilômetros de distância, caiu 20 milímetros e na lavoura de outro produtor vizinho a 5km distância da minha fazenda, não choveu uma gota”, explica a produtora.