O Boletim Climatempo aponta que o fim de semana (12) será com calor intenso no Centro-Oeste do Brasil, confira a previsão do tempo.
O ar úmido se concentra sobre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul gerando nuvens carregadas que vão provocar pancadas de chuva e fortes rajadas de vento. O ar seca em Goiás e no Distrito Federal e as condições para chuva diminuem no fim final de semana.
40°C em Mato Grosso do Sul
Na sexta-feira, 11, o estado de Mato Grosso do Sul foi um dos locais mais quentes do Brasil. Na fronteira com o Paraguai, a temperatura chegou aos 40,1°C em Porto Murtinho, a maior do país registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia na medição automática.
Em Rio Brilhante, a temperatura chegou aos 38,7°C , em Três Lagoas a 38,5°C e em Amambai, a 38,4°C.
Vento forte em MT
As nuvens carregadas que se formaram na tarde e noite da sexta-feira em Mato Grosso provocaram chuva forte e também intensas rajadas de vento. O INMET registrou 76 km/h em Carlinda, 67 km/h em Sapezal e 64 km/h em Apiacás.
Ar seco em parte do MT, de GO e no DF
O leste do Mato Grosso, o centro-norte de Goiás e o Distrito Federal, incluindo Brasília e Goiânia, vão ter um dias com sol forte e ar seco neste final de semana.
No extremo leste do Mato Grosso e no norte de Goiás a umidade do ar vai chegar em níveis entre 13% e 20% nas horas mais quentes do dia.
Para não prejudicar a saúde humana a umidade do ar deve se manter acima de 60%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Pancadas de chuva
O ar úmido e o calor intenso vão formar nuvens carregadas sobre o sul de Goiás, por quase todo o Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande e Cuiabá.
Durante o final de semana, 12 e 13 de outubro, estas regiões vão ter sol durante o dia e pancadas de chuva entre à tarde e à noite.
Neste sábado, as pancadas de chuva vão cair em pequenas áreas no centro-sul do Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás, mas no domingo vão ser mais generalizadas.
Mais chuva no MS na próxima semana
No começo da próxima semana o sul e o oeste do Mato Grosso do Sul vão ter pancadas de chuva mais frequentes por causa da passagem de uma frente fria pelo litoral da Região Sul e de São Paulo. Na segunda e na terça-feira, 15, pode chover forte nestas áreas.
O centro-norte de Goiás, o Distrito Federal e o leste do Mato Grosso vão continuar com sol e ar seco e nas demais áreas da Região a previsão é de pancadas de chuva a partir da tarde.