Sudeste do BR entra em alerta para temporais nesta quarta-feira
A formação de um sistema de baixa pressão atmosférica em superfície vai ajudar a espalhar bastante umidade no Sudeste do Brasil entre esta quarta e a quinta-feira(05). Em níveis médios da atmosfera, também está sendo observada uma circulação alongada no campo de ventos (cavado) na altura do Sudeste do Brasil, com um centro de circulação ciclônica fechado no mar, na altura da região Sul. Isso vai acabar reforçando as instabilidades no Sudeste brasileiro neste período.
Alerta
Entre o centro-sul do estado de São Paulo e o Espírito Santo o tempo fica mais instável e tem previsão de chuva entre a quarta e a quinta-feira. As quatro capitais estão sujeitas à chuva. No entanto, não há expectativa para temporal em todas as áreas. No norte de Minas Gerais, a chuva ainda pode acontecer em vários momentos, e não se descarta o risco de chuva forte. Mas, o alerta é valido especialmente entre o sudeste de Minas Gerais, o Rio De Janeiro, e o sul do Espírito Santo. Áreas como o Vale do Paraíba(SP e RJ), Serra da Mantiqueira, Zona da Mata mineira, Norte do Rio de Janeiro, Região dos Lagos e a Região Serrana do Rio, ficam em atenção para chuva forte, com raios e rajadas de vento de até 80km/h. Há risco, inclusive, para granizo em áreas destas regiões.
Granizo
A presença de um sistema de baixa pressão atmosférica facilita a formação de grandes nuvens do tipo Cumulonimbus, que podem provocar pancadas de chuva fortes de curta duração, com raios, ventania e também granizo. Foi esse tipo de nebulosidade que se formou na região da grande Curitiba na terça-feira, 3 de novembro, e provocou a tempestade de granizo.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
A grande quantidade de granizo como a que caiu ontem(03) sobre a região de Curitiba, normalmente não consegue ser prevista. Porém, não foi a primeira vez que isso aconteceu no Brasil. A cidade de São Paulo já teve vários eventos de granizada intensa.
Volta a chover na capital paulista
A chuva na cidade de São Paulo, em Sorocaba, Itapetininga e Campinas é mais isolada e fraca, mas pode chover a partir da tarde desta quarta, se estendendo até a quinta-feira.
No litoral de São Paulo a chuva pode ser mais grossa e persistente, porém não há alerta para temporal.
Por Climatempo
AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz