EspecialistasNotícias

Colmeia Viva APP previne acidentes com abelhas nas aplicações de defensivos agrícolas

Ferramenta gratuita conecta agricultores, apicultores e prestadores de serviços, recebe atualizações contínuas e tem adesão significativa na fronteira agrícola

São Paulo (SP) – Como parte de seu Plano Nacional de Ações, focado na proteção de abelhas durante aplicações de defensivos agrícolas, o Movimento Colmeia Viva coloca nas lojas virtuais uma versão atualizada do Colmeia Viva APP. Trata-se de um aplicativo que conecta agricultores e apicultores vizinhos para troca de informações no ambiente digital. “O agricultor avisa quando haverá tratamento de lavouras e o apicultor informa a localização de colmeias”, resume Rhaissa Michievichy, engenheira agrônoma do Colmeia Viva.

Conforme Rhaissa Michievichy, o Colmeia Viva APP vem sendo empregado com sucesso pouco tempo depois de lançado, sobretudo na fronteira agrícola da cana-de-açúcar. A meta do movimento, enfatiza ela, é buscar adesão de outras culturas que fazem fronteira com a apicultura, como por exemplo, a soja, milho, algodão, hortifruticultura e outras culturas de relevância econômica no País.

De acordo com ela, o entendimento entre o agricultor e o apicultor é a chave para proteger abelhas e insetos polinizadores frente aos tratamentos de culturas agrícolas. “O APP consiste numa ferramenta estratégica para identificar áreas nas quais poderá haver sobreposição de atividades agrícolas e apícolas. Ações coordenadas são mais bem-sucedidas e os benefícios econômicos compartilhados entre agricultores e apicultores”, diz a agrônoma.

Siga-nos no facebook e instagram

Segundo o coordenador do movimento, Daniel Espanholeto, o APP se soma a um conjunto de recursos de suporte desenvolvido pelo Colmeia Viva nos últimos anos, com intuito central de estabelecer diálogo entre agricultores e apicultores. “Este modelo de ação contribui na construção de uma relação sustentável entre agricultura e apicultura”, entende Espanholeto. Ele enfatiza que o Colmeia Viva entrou em seu sexto ano de empreendedorismo, com redução significativa na mortalidade de abelhas informada aos canais do movimento.

De acordo com Espanholeto, desde janeiro último o Movimento Colmeia Viva investe em iniciativas que visam a elevar o número de empresas do agronegócio conectadas a apicultores. “Temos andado o País todo para agregar a essa relação engenheiros agrônomos, especialistas em agricultura, apicultura, meio ambiente e aviação agrícola. Quando as aplicações ocorrem de maneira correta, evitam-se acidentes com abelhas.”

Espanholeto reforça que o Movimento Colmeia Viva realiza, há cinco anos, treinamentos customizados sobre boas práticas atreladas a defensivos agrícolas e à formalização de pastos apícolas. Esses eventos, gratuitos, diz ele, têm ocorrido em diferentes pontos da fronteira agrícola nacional, nas sedes de empresas, sindicatos, associações e entidades de classe, por exemplo.

Ainda conforme o coordenador do Colmeia Viva, o Plano de Ação Nacional do movimento conta também com um serviço de Assistência Técnica altamente capacitado para orientar agricultores e apicultores, acessível pelo telefone 0800 771 8000. No site Colmeia Viva, conclui Espanholeto, estão ao alcance outros serviços como o Manual de Boas Práticas e um Infolab. www.colmeiaviva.com.br

Sobre o Movimento Colmeia Viva

Desenvolvido há cinco anos com apoio de 14 empresas do setor de defensivos agrícolas, o Movimento Colmeia Viva tem por objetivo incentivar o diálogo entre agricultores e criadores de abelhas. A atuação do Colmeia Viva está ancorada em um Plano de Ações Nacional e teve origem na pesquisa MAP (Mapeamento de Abelhas Participativo). Este estudo traz um amplo levantamento sobre a mortalidade de abelhas no período 2014-2018 e foi feito com apoio de profissionais das universidades Unesp e UFSCar.

AGRONEWS BRASIL – INFORMAÇÃO PARA QUEM PRODUZ

Leia também: https://agronewsbrasil.com.br/producao-de-leite-silagem-com-nova-cultivar-e-57-mais-barata-que-milho/

Por Fernanda Campos

Artigos relacionados
EmbrapaEspecialistasNotícias

Embrapa e VLI implementam programa de desenvolvimento territorial sustentável

EmbrapaEspecialistasNotícias

Agricultura de precisão pode melhorar o sistema ILP

GeralNotícias

Abertas inscrições para o 8º Encontro Técnico de Agricultura Sustentável

CuriosidadesNotícias

Conheça Optimus, o robô da Tesla capaz de fazer download da personalidade e memórias de seu dono

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.