Mercado FinanceiroNotícias

Com alta anual de 22,5%, custo do frango atinge 2º maior valor da história

A expectativa de que em outubro, com a queda de preço do milho e do farelo de soja, o custo de produção do frango recuasse pelo segundo mês consecutivo não se confirmou. Ao contrário, aumentou quase 1% e, conforme levantamento mensal da Embrapa Suínos e Aves, subiu para R$5,21/kg, o segundo maior valor da história, inferior apenas ao recorde de R$5,27/kg registrado em maio e agosto deste ano.

Com esta última alta, o custo de produção do frango nos últimos 12 meses registra variação de pouco mais de 22,5%, o menor índice de aumento dos últimos 16 meses, isto é, desde julho de 2020. Como, em maio deste ano, o incremento anual esteve próximo dos 55%, o baixo índice atual deixa a impressão de que os desafios do setor para enfrentar a elevação de custos já não são tão graves.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Mas a verdade não é bem essa, pois o menor índice de outubro advém do fato de, um ano atrás, no mês de outubro, o custo de produção ter atingido o terceiro maior valor de 2020, aumentando 44% em relação a outubro de 2019. E isso quer dizer, também, que em dois anos houve elevação de mais de 76% no custo de produção.

Ressalte-se, de toda forma, que na média de 2021 o aumento de custo ainda atinge níveis significativos. Mais exatamente, aumento de 45,69% em relação aos mesmos 10 meses de 2020.

Por Avisite

AGRONEWS® – Informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados