Parecer foi favorável a Instrução Normativa 77 do Ministério da Agricultura, que integra medidas para a modernização da cadeia leiteira no Brasil.
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados rejeitou o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 598/19, que susta norma sobre os critérios para produção, acondicionamento, conservação, transporte, seleção e recepção do leite cru.
A Instrução Normativa 77, elaborada em 2018 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, integra medidas para a modernização da cadeia do leite e destina-se a estabelecimentos registrados no serviço de inspeção oficial.
A Comissão de Agricultura da Câmara acolheu o parecer do relator, deputado Domingos Sávio (PSDB-MG). “A modernização da cadeia leiteira é inevitável para que a produção nacional possa competir com o leite importado”, disse.
Para o autor da proposta, deputado Marcon (PT-RS), cooperativas de laticínios não conseguiram se adaptar às novas regras. “Essa norma fragiliza ainda mais a cadeia produtiva do leite, uma das principais da agricultura brasileira”, disse.
Tramitação
O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
AGRONEWS – Informação para quem produz