Como fazer Planejamento e Gestão Administrativa na fazenda?

No quadro Gestão Rural desta semana, vamos falar de um tema que é a base para qualquer ATIVIDADE, e esse tema se chama PLANEJAMENTO e GESTÃO ADMINISTRATIVA.

Assista a explicação do especialista em Gestão e Contabilidade Rural, Thiago Paixão, da Orga Agro, sobre como implantar processos que irão facilitar a sua vida e ainda garantir mais eficiência na propriedade. Aperte o Play!

Planejamento e Gestão Administrativa na fazenda

O planejamento é fundamental para o sucesso. É algo que você já realiza desde a produção até a comercialização, e isso você faz com eficiência. Agora, quero falar da importância de registrar essa informação através de um processo que tenha controles e indicadores que tragam mais agilidade para sua tomada de decisão.

O que encontramos com muita frequência, são produtores centralizando as informações e as operações administrativas e financeiras nele, onde ele deveria apenas gerir as pessoas e acompanhar o resultado.

Agora vou dar alguns exemplos:

O produtor deseja fazer uma compra, a partir do momento que o pedido de compra é registrado em um sistema, as etapas seguintes de receber a compra, dar entrada no estoque e gerar o contas a pagar, passam a seguir o fluxo previsto no planejamento, fazendo com que isso se torne menos dependente da memória do produtor, ou seja uma carga a menos para vc, evitando perda de tempo com processos que podem ser simples e bem controlados.

Assim como esse caso anterior, existe tbm a falta do registro mensal do livro caixa na atividade rural, onde muitos produtores deixam para se preocupar com isso no final do ano ou na entrega do imposto de renda, gerando uma sobre carga de trabalho desnecessária em um momento onde o foco deveria estar na produção e não em áreas administrativas.

Então amigo produtor, para termos uma gestão administrativa e financeira eficiente, é necessário um bom planejamento das tarefas, fluxos e ferramentas a serem utilizadas. É importante registrar todas as informações e acompanhar a execução das tarefas estabelecidas.

Melhoria constante

O ciclo PDCA (Planejamento, Execução, Verificação e Ação Corretiva) é uma metodologia de gerenciamento de processos que tem como objetivo garantir a qualidade e a eficiência dos processos. Ele é composto por quatro etapas principais que devem ser seguidas de forma cíclica, para que seja possível identificar e corrigir problemas de forma contínua.

Veja o infográfico abaixo:

Como fazer Planejamento e Gestão Administrativa na fazenda?

A primeira etapa é o planejamento, onde são estabelecidos os objetivos e metas a serem alcançados. A segunda etapa é a execução, onde os planos são colocados em prática. A terceira etapa é a verificação, onde os resultados são medidos e comparados com as metas estabelecidas. Por fim, a quarta etapa é a ação corretiva, onde são tomadas as medidas necessárias para corrigir os problemas identificados. O ciclo PDCA é uma ferramenta valiosa para garantir a melhoria contínua dos processos e para alcançar os objetivos estabelecidos.

A avaliação constante dos resultados e implementação de melhorias são fundamentais para garantir sucesso na gestão. Lembre-se que hoje existem vários aplicativos que podem auxiliá-lo com qualidade e praticidade no registro dessas informações.

Não se esqueça de buscar um especialista para auxiliá-lo na implantação do Projeto de Planejamento e Gestão Administrativa, neste caso nós podemos te ajudar, basta preencher o formulário abaixo que entraremos em contato.

Escreva nos comentários o que você achou deste tema. Sua contribuição é muito importante para que consigamos continuar avançando.

AGRONEWS® é informação para quem produz

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *