Notícias

Compost Barn: Embrapa inaugura sistema de produção intensiva de leite em MG

doma-no-pantanal-embrapa

Com presença do presidente da Embrapa, Celso Moretti, autoridades e lideranças da cadeia leiteira, a Embrapa Gado de Leite fez a entrega, na manhã da última quinta-feira (12), do Sistema Compost Barn – Vacas e Pessoas Felizes.

Mais de 430 pessoas marcaram presença na solenidade, que contou com mensagem gravada em vídeo pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina. Estavam representadas no evento 32 instituições públicas. O sistema de produção intensiva de leite em compost barn, instalado no Campo Experimental José Henrique Bruschi, em Coronel Pacheco (MG), é um estábulo climatizado cuja principal característica é possuir uma “cama” de material orgânico que realiza a compostagem das fezes e urina dos animais e proporciona maior conforto aos animais e trabalhadores.

O compost barn da Embrapa leva o nome de Vacas e Pessoas Felizes. “Um animal feliz é bem alimentado, sadio, está num ambiente agradável e é bem tratado“, explica o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins. Segundo o chefe de Pesquisa & Desenvolvimento, Pedro Arcuri, além de promover o bem-estar animal, devido a um ambiente seco e climatizado, também proporciona uma rotina de trabalho mais confortável para produtor e empregados. “Há muita tecnologia embarcada no sistema que a Embrapa está entregando. Câmeras e diversos sensores monitoram todo o ambiente, fornecendo informações sobre temperatura, atividade das vacas, iluminação etc. Nosso foco será a produção de conhecimento”. Tudo isso, segundo Arcuri, favorece o trabalho dos profissionais envolvidos e facilita a tomada de decisão do produtor.

Ao final das explicações sobre o sistema e discursos das autoridades presentes, o presidente Celso Moretti pediu aplausos a todos os produtores de leite presentes no evento, afirmando “é por vocês que estamos aqui, é por vocês que trabalhamos”. Ele cumprimentou a todos que se esforçaram para a criação do empreendimento que congrega pesquisa, inovação e os setores público e privado para proporcionar informações preciosas para a pesquisa agropecuária, que vão beneficiar a sociedade brasileira. Moretti saudou também os deputados presentes, que com seus esforços e emendas ajudam a solucionar as questões do meio rural. “O Brasil se transformou muito nas últimas cinco décadas, especialmente no setor agropecuário. Antes éramos importadores de alimentos, hoje produzimos alimentos para mais de 1.5 bilhões de pessoas, que são mais de sete “Brazis”. “A história da Embrapa, como podemos ver, é uma história de sucesso, construída por todos os brasileiros, com ajuda das empresas de pesquisa, de extensão, das universidades e dos produtores rurais”, ressaltou.

A adoção do compost barn tem crescido entre os produtores nacionais. Já são mais de dois mil em funcionamento, mas há poucos resultados de pesquisa sobre a tecnologia. O sistema Embrapa tem capacidade para receber 100 vacas das raças Holandês e Girolando, além de um composto convencional para recria. Segundo Arcuri, a estrutura será fonte de pesquisas, gerando indicadores sobre sua utilização em ambiente tropical, preenchendo uma importante lacuna.

Parcerias

A Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) é parceira no sistema de produção intensiva de leite da Embrapa. Já a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH) se juntou agora ao grupo de parceiros e dará início à avaliação genômica, o que irá impactar a predição de animais da raça e também da raça Girolando. Para que o compost barn se tornasse realidade, a instituição também contou com uma série de outros parceiros, entre eles empresas como a Microsoft e a TIM e três startups que participaram do desafio de startups do Ideas for Milk, provido pela Unidade: Cowmed, Onfarm e Bionexus.

Por: Rubens Neiva e Marcos La Falce – Embrapa Gado de Leite

AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz

Artigos relacionados
EspecialistasNotícias

Cereais de inverno ganham espaço na nutrição de bovinos para carnes nobres, confira!

Mercado FinanceiroNotícias

Volume de exportação dos cafés diferenciados corresponde a 14,7% do total exportado

GeralNotícias

"Agro da Gente" agora é Lei em Cuiabá-MT

EmbrapaEspecialistasNotícias

Árvores em sistemas ILPF neutralizam emissão de metano por bovinos no Cerrado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.