O Brasil doará cerca de 8 mil toneladas de arroz beneficiado para Gaza. A operação será feita por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que vai realizar um leilão no próximo dia 22 para trocar o arroz em casca pelo produto beneficiado, ensacado e pronto para seguir viagem
Nessa modalidade, a Companhia concede uma quantidade maior de arroz in natura na troca pelo produto beneficiado, com percentual de troca informado em até dois dias úteis antes do leilão. Com esta iniciativa, a operação torna-se mais ágil, uma vez que o arroz chega pronto para ser doado. Os fornecedores encaminham diretamente no local definido no edital, que neste caso será no porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, com prazo no período entre o dia 6 de outubro de 2018 a 13 de fevereiro de 2019.
A ação é coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e toda a ajuda humanitária destinada à região será de responsabilidade do Programa Mundial de Alimentos (PMA).
Esta ação da Conab é autorizada pelas Leis nº 12.429, de 20 de agosto de 2011, nº 12.688, de 18 de julho de 2012, e nº 13.001, de 20 de junho de 2014. Ela permite que o governo federal doe estoques públicos de alimentos para assistência humanitária internacional, desde que o abastecimento interno não seja afetado.