Todo criador de gado precisa ficar atento às condições de seu rebanho em relação ao clima

Altas temperaturas e sol muito forte, comuns nesta época do ano, podem afetar bastante a saúde dos animais, causando, também, prejuízos para a produção. “Adaptar a propriedade para proteger o gado do sol e calor faz parte dos princípios do bem-estar animal. Além disso, toda a produção pode ser afetada quando a temperatura é muito alta. O gado perde peso e a expectativa de produção de leite tem uma diminuição considerável”, explica José Carlos Ribeiro, consultor agropecuário da Boi Saúde – Pecuária Inteligente.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Com o desconforto causado pelo calor, os animais costumam comer menos ração – daí, ocorre a queda na produção. Segundo um estudo da Boi Saúde, ela pode chegar a 20% na produção leiteira quando a temperatura está muito alta.

13 fatos interessantes sobre hábitos bovinos que você precisa saber

Confira dicas do especialista sobre como amenizar o desconforto dos animais no calor e também como manter a produção normalizada em dias muito quentes:

01 – Faça corredores agroflorestais na propriedade

Com árvores dos dois lados, o corredor agroflorestal é o local ideal para manter os animais nos períodos mais quentes do dia, que costumam ser entre às 10 e 17 horas. Com essa técnica, o produtor manterá os bovinos em temperatura entre 18ºC e 22ºC graus, um parâmetro adequado.

02 – Vacas de leite precisam ser resfriadas

Como a mudança climática afeta muito a reprodução e a fertilidade das vacas, é importante melhorar a sensação térmica para elas. Uma das técnicas para resfriamento corporal aplicadas comumente em países tropicais ou de tempo seco consiste em molhar as vacas e depois ventilá-las. A água faz a troca de calor com o corpo. A ventilação, por sua vez, previne casos de gripe e pneumonia. É preciso realmente molhar a vaca, e não deixá-la apenas úmida. Só assim a sensação térmica será alterada.

03 – Mantenha a água sempre na temperatura certa: fria

Um animal adulto tem que consumir em torno de 45 litros de água por dia. No caso do gado de corte, o consumo é de três litros para cada quilo de matéria seca consumida. Essa medida varia de acordo com o clima, a umidade e as variações da região em que o animal está localizado. Já a quantidade ideal que um bovino de leite deve ingerir por dia é de quatro litros de água para cada um litro de leite produzido. A água fria auxilia no esfriamento do organismo do animal, proporcionando bem-estar.