Mercado FinanceiroNotícias

Confira 1ª estimativa de oferta e demanda da soja em grãos de MT

soja

As movimentações no mercado externo e interno no último trimestre alteraram as estimativas da oferta e demanda da soja mato-grossense. Além disso, o Instituto consolidou os dados da safra 20/21 para Mato Grosso

Para a safra 20/21, a oferta permanece firmada em 36,06 milhões de toneladas, um aumento de 1,82% em relação à safra 19/20, pautado pela elevação na produção ante a safra anterior, consolidada em 36,05 milhões de toneladas. Em relação à demanda, as exportações mato-grossenses apresentaram alta de 0,66% em relação à projeção de dezembro de 2021 e 6,45% no comparativo anual, ficando consolidada em 23,77 milhões de toneladas de soja, segundo os dados da Secex.

No que tange a demanda do estado, o consumo teve uma leve redução de 0,58% ante a estimativa passada e 0,43% no comparativo com o ano anterior. Com as revisões pelo lado da demanda e restando mais 1,00% da produção disponível até o fim de dezembro de 2021, o estoque final ficou previsto em 0,42 milhão de toneladas, incremento de 75,65% no comparativo com a última estimativa.

As projeções para a safra 21/22, apontam um incremento de 8,72% na produção aguardada para o estado ante a safra 20/21, estimada em 39,19 milhões de toneladas. O bom desenvolvimento da safra e o incremento de área favoreceu a projeção da produção. Desse modo, espera-se que a oferta do grão em Mato Grosso fique em 39,61 milhões de toneladas, caracterizando um recorde na série histórica do Imea.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Pelo lado da demanda, os envios ao exterior foram reduzidos em 0,98% ante a divulgação de dezembro de 2021, ficando projetados em 24,26 milhões de toneladas — um recorde para as exportações do estado. Com a quebra de safra na região sul do Brasil, a demanda pela soja mato-grossense no país aumentou, o que refletiu na alta de 80,43% no consumo interestadual ante ao último relatório, estimada em 4,15 milhões de toneladas. Em reflexo da demanda aquecida para outros estados, o consumo em Mato Grosso caiu 1,83% ante a última divulgação.

Por fim, o sojicultor de Mato Grosso tem segurado as negociações da safra no estado — no qual já apresenta atraso nas vendas frente aos anos anteriores —, visando melhores preços, principalmente no período de entressafra. Desse modo, a estimativa de estoque final exibiu aumento de 7,10% nesta projeção ante ao dado de dez. 21, ficando previsto em 0,19 milhão de toneladas.

Por Imea

AGRONEWS® é informação para quem produz

Artigos relacionados
Mercado FinanceiroNotícias

FCO oferta R$ 546,8 milhões em crédito para empresários e produtores rurais de MT

GeralNotícias

Em MT, anta resgatada com ferimentos na cabeça recebe aplicação de células-tronco

GeralNotícias

Fundação MT dá início aos eventos de 2ª safra, confira!

Mercado FinanceiroNotícias

Algodão: produção da pluma teve queda, confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.