Confira a previsão do tempo de 03 à 09 de dezembro

A Figura 1 apresenta a previsão de chuva acumulada, de acordo com o modelo numérico COSMO do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), indicando que os volumes podem ultrapassar 50 mm em grande parte do país (representados em tons de amarelo), exceto no norte da Região Norte e no leste e norte do Nordeste, onde as chuvas deverão ficar abaixo de 20 mm.

Previsão do tempo para 03 à 09 de dezembro de 2024

Na Região Norte, áreas de instabilidade associadas ao calor e à alta umidade provocarão pancadas de chuva ao longo da semana, com acumulados acima de 30 mm (tons de verde) em grande parte da região. As chuvas podem superar 100 mm em alguns locais (tons de vermelho a rosa) no Amazonas, leste do Acre, sul do Pará, Rondônia e leste do Tocantins. A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deverá provocar acumulados acima de 80 mm no norte do Amapá. No entanto, no norte do Pará e em grande parte de Roraima, os acumulados de chuva deverão ficar abaixo de 20 mm.

Na Região Nordeste, a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre a região poderá provocar pancadas de chuva à medida que o sistema se desloca para o interior ao longo da semana, principalmente em áreas do oeste da Bahia, sul do Maranhão e áreas do Piauí, com possibilidade de acumulados acima de 20 mm. No entanto, no centro-leste da Bahia, sertão pernambucano e alagoano, além do sudeste do Piauí, o tempo deverá permanecer quente e com baixa probabilidade de chuva.

Na Região Centro-Oeste, as instabilidades persistirão, proporcionando chuvas localmente significativas no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e em grande parte de Goiás, com acumulados previstos acima de 40 mm, podendo atingir 100 mm em algumas localidades (tons de vermelho). No sudoeste do Mato Grosso do Sul e no sudoeste de Goiás, os volumes deverão ficar abaixo de 40 mm nos próximos dias.

Na Região Sudeste, grande parte da região terá chuvas intensas nos próximos dias, devido as instabilidades provocadas pela aproximação de um sistema frontal no oceano. Os maiores acumulados ao longo da semana estão previstos para São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, com volumes acima de 50 mm, podendo superar 100 mm em algumas localidades. A tendência é de redução das chuvas a partir do dia 6 de dezembro em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Na Região Sul, a semana começará com instabilidades em toda a região, devido à passagem de um sistema frontal que poderá provocar tempestades, com acumulados acima de 50 mm. O deslocamento do sistema frontal diminuirá as chuvas no Rio Grande do Sul, contudo, a partir do dia 6 de dezembro, uma nova instabilidade atuará, possibilitando chuvas intensas nos dias seguintes. Acumulados acima de 100 mm estão previstos para o norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e Paraná. Clique aqui e acompanhe as previsões do tempo.

Figura 1: Previsão de chuva (02 a 09 de dezembro de 2024). Fonte: INMET
Share
Published by
Dany Balieiro

Recent Posts

IMEA divulga Funding da Soja para a Safra 2024/25

Estudo revela aumento do custo de produção e mudança na estrutura de financiamento observada nos…

3 horas ago

Preço do boi gordo segue em queda, confira!

Preços do boi em queda no início de dezembro refletem a dinâmica do mercado, veja…

4 horas ago

Produção de grãos pode chegar a 322,4 milhões de ton na safra 2024/25

A estimativa para a safra 2024/25 é de uma produção de 322,4 milhões de toneladas,…

5 horas ago

Desenvolver a computação quântica é fator estratégico para a agricultura do Brasil

Computação quântica tem forte potencial em bioinformática, modelagem climática, sensoriamento remoto e agricultura inteligente. Uma…

8 horas ago

Mercado do arroz segue com pouca oscilação, confira!

No mercado do arroz, estabilidade nos preços marca o cenário com olhares voltados ao dólar,…

21 horas ago

CHICKEN TRAIN! Alimentando as galinhas com estilo

Com uma ideia genial e divertida, produtores rurais chineses criam processo inovador para alimentar galinhas…

1 dia ago

This website uses cookies.