Confira tabela FIPE para máquinas agrícolas

Tabela FIPE para máquinas agrícolas trará mensalmente o preço médio de venda de mais de 250 modelos de tratores e colheitadeiras usadas, confira!

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) passa a publicar a partir de agosto a Tabela Fipe de Preços para Máquinas Agrícolas. O levantamento é o primeiro do gênero no segmento com acesso público, abrangendo a maioria dos modelos de tratores e colheitadeiras usados à venda no país, e será atualizado mensalmente com base nos equipamentos ofertados em todo o território nacional. “Trata-se de uma antiga reivindicação do agronegócio, pois, até agora o mercado não dispunha de uma referência de preços. A Tabela Fipe de Preços de Máquinas Agrícolas cumpre esse papel”, diz o professor e economista Sérgio Crispim, que liderou o time da Fipe responsável pelo estudo.

Crispim e equipe trabalharam cerca de três anos afinando a metodologia de pesquisa das cotações, a composição de pesos e parâmetros, de maneira que a Tabela Fipe de Preços de Máquinas Agrícolas espelhe a realidade do mercado. Os preços médios em nível nacional refletem os efeitos de fatores como diferenças regionais, número de horas trabalhadas, opcionais e acessórios, estado de conservação, entre outros elementos.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Tabela FIPE para máquinas agrícolas

Inicialmente, a Tabela conta com as cotações médias de mais de 250 modelos de máquinas agrícolas, que representam mais de 90% em valor do que é transacionado no segmento de usados. Dividida nos grupos “tratores” e “colheitadeiras”, a Tabela permite consulta online de acordo com marca, modelo e ano de fabricação do equipamento. Gradualmente serão incluídas máquinas de menor apelo comercial e também os modelos novos.

O professor Sérgio Crispim lembra que a maior parte da comercialização de máquinas agrícolas usadas acontece em sites especializados e nas concessionárias do segmento. Para esses players, bem como para as seguradoras e agentes financeiros, a nova Tabela deve ganhar a mesma importância e peso da conhecida e tradicional “Tabela Fipe” de veículos. “Estamos oferecendo uma ferramenta que vai contribuir para a organização do segmento, ajudando-o a se desenvolver e a crescer ainda mais”, prevê.

Confira: https://agronews.tv.br/comprar-caminhao-com-parcelas-a-partir-de-r-1-36300/

Critérios de avaliação do Preço Médio de Máquinas Agrícolas Usadas

  1. A Tabela Fipe de Preços de Máquinas Agrícolas Usadas expressa preços médios anunciados pelos vendedores no mercado nacional, servindo apenas como um parâmetro para negociações ou avaliações. Os preços efetivamente praticados variam em função da região, intensidade de utilização, conservação, acessórios ou qualquer outro fator que possa influenciar as condições de oferta e procura por uma máquina agrícola específica, além do próprio processo de negociação;
  2. O ano da máquina agrícola refere-se ao ano do modelo e os valores são expressos em R$ (reais) do mês/ano de referência;
  3. O preço das colheitadeiras usadas inclui o valor da plataforma, que em média representa 15% do preço;
  4. Gradualmente serão adicionados novos modelos/anos a esta tabela preliminar.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Comunicado importante

  • A Tabela Fipe disponibiliza oficialmente e exclusivamente através deste canal consulta pública ao preço médio de máquinas agrícolas, sendo necessário consultar modelo a modelo desejado;
  • NÃO disponibilizamos download de qualquer tipo de arquivo, contendo a base completa ou parcial;
  • Para acessar a Tabela Fipe Máquinas Agrícolas visite: http://tpt.fipe.org.br/TabelaMA.aspx

Sobre a Fipe

Criada em 1973, a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) é uma organização de direito privado, sem fins lucrativos, formada por equipes de profissionais especializados e com larga experiência nas áreas de ensino, pesquisas e extensão. Entre seus objetivos está o apoio a instituições de ensino e pesquisa, públicas ou privadas, em especial o Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Por meio do desenvolvimento de indicadores econômicos e financeiros, e do estudo dos problemas econômicos e sociais do país, busca expandir conhecimento de alto valor agregado, ajudar na formulação de políticas públicas que aumentem o bem-estar da sociedade como um todo e realizar projetos e pesquisas demandadas pelos setores público e privado.

AGRONEWS® é informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.