Muita gente não sabe, mas existem diversas raças de porquinho da índia. Esses roedores têm conquistado cada vez mais gente aqui no Brasil. Por isso, vale a pena conhecer o ideal para ser seu novo pet
Mas, afinal, como surgem as raças de porquinho-da-índia?
Ao escolher um pet, muitas vezes nos perguntamos qual a raça ideal para nossa família. Afinal, ninguém duvida que um chihuahua é bem diferente de um pastor alemão, não é mesmo?
Mas o que muita gente não sabe é que todas as raças possuem um ancestral em comum. No caso dos cães, do fofo yorkshire ao enorme são-bernardo, todos os tipos vêm de um mesmo cachorro. Quando falamos de raças do porquinho-da-índia, esse ancestral também não está tão longe!
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
Apesar de seu nome fazer parecer que os roedores cruzaram o mundo, os porquinhos-da-índia são originados da América do Sul.
A confusão provavelmente se dá pelo fato de, no passado, a América ter sido chamada de Índias Ocidentais. Porém, as populações originárias do nosso continente já conheciam muito bem esses charmosos roedores.
Conheça 5 raças de cães gigantes
Com a chegada dos colonizadores, os porquinhos-da-índia foram exportados para todo o mundo. Por isso, A fofura e personalidade dos roedores sul-americanos conquistou diversos países e, a partir daí, diferentes raças foram surgindo. Hoje, é possível encontrar vários tipos de porquinho-da-índia.
Conheça mais sobre nove raças famosas e as características de cada uma delas abaixo:
Inglês
Esta é uma das raças de porquinho-da-índia mais comuns em terras brasileiras. Possui uma pelagem curta e macia, geralmente nas cores branco, preto e caramelo. Os olhos são negros e brilhantes, dando um charme todo especial.
Peruano
O peruano chama atenção por sua bela pelagem. Trata-se de porquinho-da-índia de pelo longo, que pode atingir mais de 30 centímetros!
Com tanto pelo, a manutenção pode ser um desafio. Por isso, muitos especialistas recomendam até mesmo tosar o porquinho peruano, se assim for necessário. A coloração varia entre caramelo, cinza, preto e branco, sempre cheio de charme.
Abissínio
Este charmoso porquinho é um dos campeões em popularidade. Muito fofo, ele originou várias outras raças através de diferentes cruzamentos. Seus pelos são médios, nem tão curtos quanto o inglês, nem tão longos quanto o peruano.
Porém, a principal característica do abissínio porquinho-da-índia é a textura áspera de sua pelagem. Quando ficam adultos, seus pelos criam vários redemoinhos, que dão a esse pet uma aparência única!
As cores variam entre branco, preto e caramelo.
Rex
O porquinho-da-índia rex é alegre e divertido. Seus pelos, ásperos e eriçados, contribuem para uma aparência fofíssima.
Ele é originário da Inglaterra, a partir da seleção artificial e cruzamento de diferentes raças. Geralmente, possui uma coloração mais escura, mas também encontramos em tons de branco e caramelo.
Teddy
Também chamado de porquinho-da-índia teddy americano, é bem similar ao rex. Possui uma pelagem áspera, eriçada e fofa.
Como seu nome indica, parece um ursinho de pelúcia. A espécie tem origens na América, mais especificamente nos Estados Unidos. É comum encontrá-la em tons mais claros, mas também pode ter manchas pretas e marrons.
Alpaca
Seu nome indica bastante de sua aparência. O porquinho-da-índia de raça alpaca possui pelos longos e fofos, parecendo uma lhama ou uma alpaca.
Surgiu do cruzamento entre o porquinho peruano e outras raças, e hoje é muito valorizado por sua beleza. Apesar disso, não é uma espécie tão fácil de encontrar.
Pode ter pelagem em cores como branco, cinza e marrom.
Coroado Inglês
Esta raça de porquinho-da-índia possui um detalhe curioso e muito charmoso. Parecido com o inglês, possui o pelo curto, fofo e em tons de caramelo.
Porém, no topo de sua cabeça há uma coroa de pelos maiores e mais fofos, geralmente em tons mais claros. A raça surgiu na Inglaterra a partir da seleção artificial.
Ridgeback
O porquinho-da-índia ridgeback possui uma pelagem diferente, que desperta o interesse dos amantes de roedores. Em suas costas há uma linha de pelos eriçados, como se ele tivesse um penteado moicano natural!
Esse aspecto único torna o ridgeback uma raça muito cobiçada, mas dificilmente encontrada no Brasil. Suas cores variam entre branco, preto e marrom.
Skinny
Para finalizar nossa lista, uma raça diferente de todas. O porquinho-da-índia skinny é conhecido por sua aparência sem pelos, o que dá um ar fofo e único para esse roedor.
Apesar de não parecer, os porquinhos skinny possuem uma fina camada de pelo, muito delicada, que não fica clara à distância.
No entanto, muitos possuem uma pelagem mais espessa próxima ao nariz, dando um ar ainda mais engraçado para ao mascote. Apesar de muito desejado, não encontramos facilmente o porquinho-da-índia skinny no Brasil.
Independentemente da variação de raças de porquinho-da-índia, tenha certeza que seu roedor trará muito amor para seu lar. Com muito carinho e cuidado, seu pet é uma ótima companhia e um grande amigo!
Por Petz
AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz