Mundo Animal

Conheça o cão que possui extrema habilidade para lidar com rebanhos

Com capacidade para atender a diferentes segmentos de mercado, a atividade de criação do pastor maremano abruzes oferece ao produtor um potencial lucrativo

Do grupo dos caninos pastores – cães que têm aptidão para tomar conta de rebanhos como ovinos, bovinos e caprinos –, o pastor maremano abruzes é uma opção certeira para o trabalho no campo. Raça robusta, imponente, corajosa e determinada, tem habilidade nata para o serviço de auxílio a fazendeiros, criadores e demais profissionais da área rural, gerando para a propriedade economia na substituição de mão de obra.

Contudo, como ao mesmo tempo pode ser dócil, amável e afetuoso, o pastor maremano abruzes também é considerado um ótimo animal de estimação, tanto para fazer companhia para crianças quanto para idosos – além de dar proteção à casa. O cão, que sabe ser devotado ao dono e ao ambiente que o cerca, ainda tem a opção de participar de exposições de raças, nas quais tem estrutura física e beleza avaliadas.

Siga nos no instagram https://www.instagram.com/agronews/

Com capacidade para atender a diferentes segmentos de mercado, a atividade de criação do pastor maremano abruzes oferece ao produtor um potencial lucrativo. Por ter vocação para o pastoreio inerente a sua personalidade, o cão não exige muitos cuidados no manejo ao longo de seu desenvolvimento, dispensando investimentos elevados e muita dedicação ao treinamento.

Foto Divulgação

No entanto, quem cria ressalta a importância de se ganhar experiência no exercício da atividade para fazer dela uma tarefa diária de prazer e satisfação. Lidar com criações deve ser, antes de tudo, uma realização de respeito e dignidade, de acordo com o zootecnista Rafael Rodrigues Jorge. No caso do pastor maremano abruzes, a preferência é que o contato com o rebanho ocorra desde jovem, pois o cão passa a tratar os animais como membros de sua matilha.

Embora ainda pouco conhecida por aqui, há evidências de que a raça, de origem italiana, exista no mundo desde muito antes da era cristã. Resultado do cruzamento do pastore maremmano, predominante na região litorânea da Toscana, com o pastore abruzzese, de hábitat nas montanhas de Abruzos, a raça pastor maremano abruzes surgiu somente na década de 1950.

De grande porte e aspecto rústico, o macho apresenta tamanho (altura na cernelha) entre 65 e 73 centímetros e peso que varia de 35 a 45 quilos. Com medidas pouco menores, a fêmea tem altura de 60 a 68 centímetros, e peso de 30 a 40 quilos. A pelagem espessa e áspera é, em sua maioria, na cor branca, tendo alguns exemplares nuances na coloração clara. A expectativa de vida do pastor maremano abruzes vai de 11 a 13 anos de idade.

AGRONEWS BRASIL – INFORMAÇÃO PARA QUEM PRODUZ

Fonte: Revista Globo Rural

Artigos relacionados
NotíciasMundo Animal

Conheça 5 raças de cachorro gigante

NotíciasGeral

Campeonato Brasileiro de Agility será passaporte para Mundial da Áustria

Mundo AnimalNotícias

Roupinhas protegem o pet nos dias mais frios?

Mundo AnimalNotícias

Conheça melhor a raça Pastor Branco Suíço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.