Mundo AnimalNotícias

Pastor da Mantiqueira: Conheça o famoso “Cão Boiadeiro Brasileiro”

Seu instinto é conduzir o rebanho e não requer muito treinamento... Desde pequeno possuí contato com o gado, se acostumando com a presença um do outro

Seu instinto é conduzir o rebanho e não requer muito treinamento… Desde pequeno possuí contato com o gado, se acostumando com a presença um do outro

O Pastor da Mantiqueira, também chamado frequentemente de “policialzinho”, é uma raça de cães de pastoreio (boiadeiro) de porte médio que teve sua origem na Serra da Mantiqueira, sendo uma raça originalmente brasileira.

História da raça

A raça é reconhecida pela SOBRACI e ABRAPAM. “Policialzinho” era o único cão apto a conduzir o rebanho por entre os caminhos estreitos beirando precipícios na Serra da Mantiqueira, assim também como protegiam de salteadores os produtores rurais transportados pelos mulas nas comitivas até os centros de distribuição, o cão era uma ferramenta de trabalho decisiva para o transporte e proteção de mercadorias e rebanhos…

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Devido a sua interação com o cavalo desde a mais tenra idade, o Pastor da Mantiqueira passa a entender a importância destes animais para seus donos, e se tornam guardiões dos cavalos dos seus donos quando estes paravam para descansar ou entravam em algum estabelecimento durante a viagem, ao deixar o cavalo amarrado, não permitindo que alguma pessoa se aproximasse do cavalo até o retorno do seu dono.

Temperamento

Pastor da Mantiqueira
Canil Sobhie/ MT

São muito rústicos, ativos e rápidos, tem bons instintos que os ligam fortemente ao rebanho, dando a eles uma boa capacidade de trabalho, e de baixo custo, eles são uma ferramenta de trabalho muito eficiente e praticamente indispensável para o vaqueiro.

É um cão de trabalho árduo, cheio de vitalidade, sempre pronto para a ação. Esperto, alerta, responsável, inteligente, corajoso, ágil, resistente tendo bom senso com o rebanho.

Habilidades

Suas habilidades como pastor de bovinos são muito apreciadas, formando uma tríplice: peão, cavalo e cão, que tem contribuído com a economia durante séculos. São cães rústicos e ágeis, dedicando-se por instinto as lides de gado ou a reunir o gado nos currais quando chegam a seu destino.

Márcio Sobhie, criador e proprietário do Canil Sobhie em Cuiabá/MT, destaca “o Pastor da Mantiqueira é sem dúvidas um cachorro amigo, bom de serviço, inteligente, leal, companheiro e bom de guarda. Chega a liderar o rebanho apenas recebendo coordenadas à distância, sem ninguém por perto, ele vai longe, onde mandar lá está ele executando seu trabalho de maneira eficaz e inteligente. Está sempre pronto para o trabalho… Sem dúvidas é a melhor raça de cachorros que já criei!!”

Canil Sobhie em Cuiabá/MT

A inteligência do Pastor da Mantiqueira vai muito além de suas habilidades com o pastoreio. Quem tem um desses sempre se surpreende com tamanha obediência.

Características

Nomes populares: Boiadeiro brasileiro, Policial, Pastorzinho caipira, Pastor brasileiro, Mantiqueira e Policialzinho

Inteligência: Nível alto

Adestramento: Fácil

Energia: Nível alto

Porte: Médio

Focinho: Fino

Pelagem: Dupla, pelo curto ou longo

Cores: Preto, branco a creme e azulego (base amarela com pelos pretos interpolados)

A raça também é bastante resistente e consegue aguentar bem climas adversos.

Esse foi então o Pastor da Mantiqueira. Para quem tem interesse em aliar trabalho e companheirismo, esta raça pode ser realmente uma boa pedida. Ficou interessado? Então entre em contato com o criador Márcio Sobhie, criador licenciado em MT, basta preencher o formulário abaixo.

Digite seu melhor telefone

Por Daniele Balieiro – AGRONEWS

AGRONEWS® – Informação para quem produz

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados