CuriosidadesNotícias

Conheça Optimus, o robô da Tesla capaz de fazer download da personalidade e memórias de seu dono

optimus - o robô da Tesla

Batizado de Optimus (assim como no Transformers), o equipamento está em fase de protótipo, mas uma primeira versão poderá chegar ao mercado em 2023. No futuro, este robô será capaz de fazer download de memórias e personalidades, segundo o bilionário Elon Musk, confira!

Download de capacidades cerebrais

“Os robôs humanoides já são uma realidade”, afirmou Musk em entrevista a um site de negócios. Segundo ele, o Optimus é uma espécie de androide trabalhador de uso geral. Inicialmente, ele deve ser usado para executar tarefas que sejam repetitivas, entediante ou perigosas. “Basicamente, um trabalho que as pessoas não queiram fazer. Mas podemos inserir nele coisas que nos fazem tão únicos”, completou.

Veja abaixo uma breve apresentação do conceito por trás deste robô humanoide e surpreenda-se com a perfeição dos movimentos. Aperte o play!

Musk afirmou que acha possível que as pessoas possam um dia transferir suas capacidades cerebrais para um Optimus. “Poderíamos fazer download das coisas que acreditamos que nos tornam tão únicos”, disse ele. “No que diz respeito a preservar nossas memórias, nossa personalidade, acho que podemos fazer isso”, disse o bilionário.

De acordo com Musk, o Optimus contará com um design bípede e de aparência muito similar à de um humano. “Se queremos que o robô possa fazer coisas que os humanos podem fazer, ele precisa ter aproximadamente o mesmo tamanho, forma e capacidade”, concluiu Musk. O bilionário classificou o humanoide como o “desenvolvimento de produto mais importante que estamos realizando neste ano”.

Possível origem do nome

Talvez o bilionário Elon Musk tenha se inspirado no universo dos quadrinhos para dar vida ao seu projeto. No desenho, Optimus Prime é o protagonista do universo Transformers. Ele é o lider dos Autobots, um grupo de robôs Cybertron, e detentor da Matriz da Liderança em quase todas as suas versões. Seu maior inimigo é Megatron, líder dos Decepticons, que na maioria das séries já foi amigo de Optimus em Cybertron. Sua forma alternativa é sempre um caminhão, exceto na série animada Transformers: Robots in Disguise.

No Brasil ficou conhecido na década de 80 como “Líder Optimus” na série animada e “Supremus Absolutus” nas HQs – até a edição nº 06 da Transformers Especial, após esta foi utilizado seu nome original, bem como nas versões animadas posteriores a G1.

Optimus, o robô da Tesla

Optimus é um guerreiro sem igual, além de um excelente estrategista, porém o que o destaca é sua liderança complacente, em que é capaz de sacrificar a própria vida para salvar a de seus comandados ou qualquer outro ser vivo. Sua principal arma é um rifle laser, mas carrega em sua carroceria um canhão e um pequeno veículo-autobot espião (não ficou explicado se ele faz parte de Optimus como uma extensão de seu corpo ou se é um autobot independente). Nas posteriores versões de Optimus Prime, sua carroceria passou a combinar com ele para se transformar em um robô maior e mais forte.

Escrevendo para a IGN, Daniel Phillips disse que a ideia por trás de Transformers é uma das “mais idiotas”, no entanto que a série se tornou popular por diversas razões que incluem o conflito entre Autobots e Decepticons, mais especificamente, entre Optimus Prime e Megatron.

Optimus vai superar veículos Tesla

Elon Musk ainda diz que robô ‘Optimus’ da Tesla pode um dia superar seus carros, sendo assim, Bot humanoide terá ‘profundas implicações para a economia’, afirma bilionário de tecnologia.

Os comentários de Musk podem decepcionar clientes e investidores da Tesla que estavam ansiosos para ouvir atualizações sobre os veículos futuros prometidos há muito prometidos da montadora, como o Cybertruck, Roadster e semi-pesado caminhão. Musk disse que a Tesla não apresentará novos modelos de veículos em 2022, porque isso viria às custas dos volumes globais de produção.

A Tesla reportou lucros trimestrais recordes para o último trimestre de 2021, registrando um lucro líquido de US$ 2,88 bilhões no trimestre, contra US$ 17,7 bilhões em receita, números que superaram as expectativas dos analistas.

Se analisarmos a tendência dos projetos e conectarmos os pontos, talvez o bilionário e excêntrico, Elon Musk, acabe por criar um robô transformer de verdade, bastando pra isso juntar as suas duas frentes de trabalho, que são os carros autônomos e agora os Bots com personalidade. Será que isso pode acontecer em futuro próximo? Escreva nos comentários qual a sua opinião sobre isso.

AGRONEWS® é informação para quem produz

Artigos relacionados
EmbrapaEspecialistasNotícias

Embrapa e VLI implementam programa de desenvolvimento territorial sustentável

CuriosidadesNotícias

Conheça a caixa-preta da Terra, equipamento vai registrar dados para o fim do mundo

GeralNotícias

Elon Musk vai oferecer internet de alta velocidade para produtores rurais no Brasil

Especialistas

Sistema pantaneiro que permite a identificação de bovinos por imagem recebe diversas premiações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.