No mercado da mandioca, indústrias estão em recesso
O enfraquecimento da demanda industrial tem exercido pressão sobre as cotações da mandioca, com a maioria das unidades de processamento em recesso. Este artigo explora os desdobramentos desse cenário, destacando os fatores que influenciam as cotações e delineando as perspectivas para os próximos meses.
O recesso anual das indústrias de fécula tem contribuído para uma diminuição na recepção de mandioca, com apenas algumas unidades programadas para retomar as atividades de moagem nas próximas semanas. Esse quadro, combinado à menor demanda, tem resultado em uma pressão notável sobre as cotações da raiz. As oscilações de preços refletem não apenas a sazonalidade do setor, mas também a estratégia de venda adotada por produtores em diferentes regiões.
Neste contexto desafiador, observa-se um maior interesse de venda, especialmente em algumas regiões. Esse aumento na oferta tem contribuído para as variações nas cotações da mandioca, que, entre 18 e 22 de dezembro, registraram uma queda de 0,41%, situando-se em R$ 577,50 por tonelada posta fecularia, a prazo. No entanto, a desvalorização poderia ter sido mais acentuada não fosse a demanda estável das farinheiras, que buscam manter o esmagamento da raiz.
Na análise anterior vimos que, “O setor enfrenta oscilações no esmagamento da mandioca, com uma redução de 4,7% na última semana, totalizando 44,7 mil toneladas processadas. Entretanto, uma análise anual revela um impressionante aumento de 31%, indicando dinamismo e desafios para os produtores e a indústria”. Clique aqui para ver esta análise na íntegra.
Qual o tamanho do Agro brasileiro? verdades e mentiras que nunca te contaram sobre o setor
Responsável por cerca de ⅓ do PIB, ⅓ dos empregos gerados e mais de 50% daquilo que nosso país vende ao exterior, o Agro brasileiro, muitas vezes mal compreendido, é uma força econômica colossal que transcende a simples atividade de agricultura. Em uma entrevista recente para o Podcast InvestNews BR, o renomado Prof. Marcos Fava Neves, conhecido como Dr. Agro, forneceu insights valiosos sobre a verdadeira dimensão e importância do setor agropecuário no Brasil. Clique aqui para ver a matéria completa.
Por Daniele Balieiro/AGRONEWS®
AGRONEWS® é informação para quem produz