Companhia reduz dependência bancária de clientes na safra, com custo de captação abaixo do spread praticado nos financiamentos tradicionais
A companhia Nufarm, uma das líderes do mercado de agroquímicos, estruturou cinco captações em Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) no período de 2016 a 2019. Segundo a empresa, os papéis atraíram número significativo de investidores, superaram valores iniciais e hoje totalizam R$ 1,5 bilhão. O montante, conforme a empresa, está financiando agricultores e distribuidores de insumos agrícolas na compra de agroquímicos da Nufarm, além de máquinas e equipamentos, fertilizantes e sementes.
O diretor geral da Nufarm Brasil, Fernando Manzeppi, afirma que as estruturações de CRA têm ajudado, safra após safra, a reduzir a dependência bancária de um grupo importante de clientes da companhia, sobretudo pequenos e médios produtores e empresas de menor porte do canal de distribuição.
Manzeppi destaca que do total de R$ 1,5 bilhão proveniente do CRA Nufarm, R$ 800 milhões se destinam à comercialização de itens do portfólio da empresa, enquanto R$ 700 milhões estão voltados ao financiamento de outros insumos de suporte à produtividade agrícola, principalmente fertilizantes e sementes.
Siga-nos no facebook e instagram
De acordo com a CFO da Nufarm para a América Latina, Iara Souza, o custo de captação cobrado do cliente da Nufarm no CRA foi de 0,70% ao mês na última safra, “bem abaixo, portanto, do spread adotado nos financiamentos tradicionais dessa cadeia produtiva”. Ela explica ainda que o vencimento dos papéis ocorre entre três e quatro anos, dependendo do programa. “O cliente recebe recursos para pagamento no prazo-safra, e após a liquidação tem acesso a um novo financiamento, com vistas à safra seguinte”, resume Souza.
Para o diretor geral Manzeppi, a captação via mercado de capitais gera valor ao negócio do cliente da Nufarm e fortalece laços comerciais estratégicos. “Frente à acirrada competitividade do mercado de agroquímicos, o CRA Nufarm constitui um diferencial de serviços que fideliza o agricultor e o distribuidor ao portfólio de nossa marca”, reforça Manzeppi. O executivo revela que nos dias de hoje cerca de 10% do faturamento da companhia resulta da estruturação de operações de CRA para clientes.
“São prioridades da Nufarm ampliar o acesso do mercado aos produtos da marca, elevar a participação em culturas-chave e buscar o sucesso compartilhado com clientes estratégicos”, finaliza Fernando Manzeppi.
A Nufarm atua há mais de 100 anos no agronegócio. Com sede em Melbourne, na Austrália, possui um amplo portfólio. No Brasil, mantém uma unidade fabril em Maracanaú (CE), um escritório em São Paulo (SP) e oito centros de distribuição. Sua estrutura comercial reúne 150 profissionais de Vendas, Marketing e Desenvolvimento de Produtos & Mercados, que asseguram a excelência no atendimento às principais regiões agrícolas. Em parceria com seus distribuidores, a Nufarm investe no programa Nufarm Care, valorizando a segurança no uso de agroquímicos e a preservação do meio ambiente. www.nufarm.com.br
AGRONEWS BRASIL – INFORMAÇÃO PARA QUEM PRODUZ
Leia também: https://agronewsbrasil.com.br/como-fazer-a-aplicacao-correta-de-medicamentos-em-bovinos/