NotíciasGeral

Crescimento de agtechs coloca Centro-Oeste no radar da inovação

Ao longo do último ano, mais de uma startup voltada para o agro foi criada por dia, no Brasil. É o que mostra a pesquisa Radar Agtech 2020/2021, que mapeia as startups do agro brasileiro. No total, o número aumentou 40%: de 1124 agtechs em 2019 para 1574 no início de 2021.

A maioria destas startups está concentrada na região Sudeste, mas pelo estudo é possível observar que as iniciativas estão se espalhando por todo o território nacional. O Centro-Oeste, por exemplo, possuía 70 agtechs em 2019, número que saltou para 94, um crescimento de 34,28%.

Hub de Inovação Agro no Centro-Oeste

De acordo com Eduardo Bitu, especialista em Inovação e Novos Negócios, e CEO do Conexa, hub de inovação do Grupo Siagri; é natural que a região avance em soluções tecnológicas para o campo, já que é uma das principais propul soras do agronegócio no país.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Para o CEO, mesmo que os desafios do campo se assemelhem em todas as regiões, “cada uma delas têm problemas específicos, nos quais é mais fácil atuar com a proximidade. Nesse contexto, hubs de inovação, como o Conexa, têm um papel fundamental no Centro-Oeste”, completa Bitu.

O Conexa já lançou seis startups que oferecem soluções inovadoras para o agronegócio, de assinatura digital e gerenciamento de contratos (Assinei) a receituário agronômico (AgriQ) e EaD corporativo (Plantar). Até o fim de 2021, há previsão de que mais três agtechs sejam lançadas pelo Conexa.

Para que o setor de inovação continue crescendo na região, há alguns desafios. Segundo Eduardo Bitu, é importante que hubs de todas as regiões se conectem em cooperação, para que os resultados sejam ainda maiores para o agro. Outro ponto destacado pelo CEO é a necessidade de ampliar a captação de recursos, pois os investimentos em startups ainda não são proporcionais à força do agronegócio no país.

Por Mariana de Oliveira – Siagri

AGRONEWS – Informação para quem produz

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados