Notícias

Cuiabá nos trilhos – Rumo confirma extensão da ferrovia Senador Vuolo e terminal em Cuiabá

Além da extensão do trecho entre Rondonópolis e Lucas do Rio Verde, Cuiabá terá a implantação de terminal ferroviário. A expectativa é de grandes investimentos no setor de agronegócios e crescimento logístico da capital.

O secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, reuniu-se em São Paulo esta semana com a diretoria da Rumo e da Brado logística, para tratar da extensão da ferrovia Senador Vuolo, que vai ligar o trecho de Rondonópolis até o a região Norte do estado, passando por Cuiabá.

Segundo o secretário, a Rumo confirmou a intenção dos investimentos na construção do terminal ferroviário em Cuiabá e em breve vai oficializar a solicitação de ocupação do uso do solo para escolha do local a ser implantado. “Por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro nós já estamos inserindo dentro do plano diretor da cidade o estudo dos impactos positivos que o terminal ferroviário e a ferrovia irá implicar aqui em nossa cidade. Obviamente não só para a capital, mas também para os demais municípios do Vale do Rio Cuiabá, que são mais doze municípios que integram a baixada cuiabana.

Vuolo está confiante e acredita que outros setores serão beneficiados com a chegada do terminal, já que a Brado também tem planos para a utilização da malha ferroviária. “Alguns pontos positivos foram principalmente a visão da Rumo não só no transporte de grãos, mas com a entrada Brado logística, que é uma empresa que transporta contêiners, com isso nós teremos a condição de iniciar a movimentação de produtos com valor agregado, produtos industrializados que não só sairão de Cuiabá indo para o Porto de Santos, mas também muita demanda que virá de São Paulo para Cuiabá, Várzea Grande e toda essa região por representar o maior mercado consumidor daqui do estado de Mato Grosso.“, comemora o secretário.

Agora falta apenas o cumprimento dos trâmites legais para que a Rumo possa anunciar oficialmente o cronograma de implantação. “Essa é uma determinação que tenho, um sonho antigo e todos sabem bem. Estamos colocando ou pelo menos já lançando as pedras fundamentais para que a obra aconteça e eu estou muito feliz em poder dar continuidade a luta do meu pai, de quarenta e seis anos atrás, desde quando ele faleceu em 2001, nós tivemos a oportunidade de conduzir todo esse trabalho e que se Deus quiser em breve será materializado.”, Finaliza Francisco Vuolo.

Participaram da reunião, Guilherme Penin, Diretor de Assuntos Regulatórios da Rumo e Marcelo Saraiva, diretor comercial de operações da Brado Logística.

Por Vicente Delgado – AGRONEWS BRASIL

Mostrar mais

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados