Festival da Pamonha entrou para o calendário de eventos oficiais do município e se tornou uma iniciativa importante para o desenvolvimento econômico da gastronomia local.
Se você é fã de gastronomia e ama pamonha, não pode perder a quarta edição do Festival da Pamonha na comunidade Rio dos Peixes, em Cuiabá. O evento será realizado entre os dias 20 e 23 de abril, das 8h às 20h. E para apresentar todos os detalhes do festival, a prefeitura de Cuiabá fez o lançamento oficial do evento na noite desta quarta-feira(19).
O 4º Festival da Pamonha é organizado por meio das Secretarias de Turismo, de Cultura, Esporte e Lazer, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Mobilidade Urbana (Semob) e Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limburb), nesta quarta-feira, dia 19, às 19h.
Veja abaixo a cobertura completa do lançamento. Aperte o Play!
A festa gastronômica é parte do calendário de eventos em celebração aos 304 anos da capital e o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, estará presente para apresentar as iguarias que estarão disponíveis. A organização preparou mais de dez opções de pamonha para atender aos mais diversos paladares.
Desde a primeira edição do Festival da Pamonha, em 2018, a festa tem conquistado cada vez mais espaço entre os moradores e visitantes de Cuiabá. Em 2019, foram comercializadas 11 toneladas de produtos derivados do milho, mostrando o sucesso do evento. Infelizmente, a pandemia suspendeu o evento em 2020 e 2021. No entanto, em 2022, a festa comercializou cerca de 20 toneladas de produtos derivados do milho, gerando 300 empregos diretos. A expectativa para este ano é de superar as 30 toneladas de milho.
O secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento da capital, Francisco Vuolo, enaltece a tradição e o trabalho desenvolvido pela comunidade. “O Festival da Pamonha é um evento gastronômico que celebra a cultura e culinária local, reunindo diversas opções de pamonhas, iguaria típica feita a partir do milho, ingrediente muito presente em nossa região. É uma oportunidade única, não só de saborear as delícias locais, mas de apreciar esta tradição resultante da agricultura familiar da comunidade Rio dos Peixes. É nosso papel como setor público de fomentar iniciativas como esta de desenvolvimento econômico, cultural e social“, afirmo Vuolo.
Para o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, este é mais um exemplo de oportunidades que são geradas em sua gestão e da proximidade com a população mais necessitada. “O Festival da Pamonha é uma demonstração clara dessa nossa riqueza, desse nosso talento, nossa vocação para isso, mostrando o potencial da agricultura familiar e do empreendedorismo da baixada cuiabana. É só lembrar o que era o Rio dos peixes há alguns anos atrás e olha como esta hoje.“, explica o prefeito.
Participaram também do evento de lançamento, o presidente da Câmara municipal, Vereador Chico 2000; vereador Rogério Varanda; o vice-prefeito e secretário de Obras José Roberto Stopa; o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, a secretária interina de Turismo, Nilza Taques; o promotor de eventos, Edson Guilherme e demais lideranças comunitárias do Rio dos Peixes.
4º Festival da Pamonha
Além de saborear as deliciosas pamonhas, o festival é uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre a cultura local e interagir com a comunidade Rio dos Peixes. Não perca a chance de participar deste evento gastronômico imperdível e saborear as melhores pamonhas da região. Venha conferir e traga sua família e amigos!
Quando: de 20 a 23 de abril
Onde: Comunidade Rio dos Peixes, situada no km 23 da Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251)
Por Vicente Delgado – AGRONEWS®