Lançado em 2015 com o desafio de discutir com os agricultores mato-grossenses o sistema de produção atual, o Simpósio Agroestratégico será realizado neste ano no dia 7 de julho, em Cuiabá. O tema central será “Influências e Ferramentas Climáticas e de Gestão” e o público alvo continua sendo formado por produtores rurais, técnicos e pesquisadores.
O Diretor Técnico da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Nery Ribas, explica que tanto as variações climáticas como o foco na gestão da propriedade rural são demandas atuais do agricultor. “Tivemos um ciclo de soja muito impactado pela escassez e irregularidade de chuva e pelas altas temperaturas. No simpósio, queremos debater o que está ao alcance dos produtores para ‘lidar’ com o clima”, observa.
Para tratar do tema, o engenheiro agrônomo Dr. Antônio Luiz Fancelli (Esalq) fará palestra sobre as interferências fisiológicas nas plantas causadas pelo clima. Fancelli é ex-professor do Departamento de Produção Vegetal da Esalq, com mestrado em Fitotecnia e Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas.
Outro especialista que tratará do assunto será Marco Antônio dos Santos, engenheiro agrônomo e agrometeorologista da Somar Meteorologia, que falará sobre “Tendências Climáticas”.
A gestão da propriedade, o outro assunto central do simpósio, também vem gerando demandas por parte dos agricultores representados pela Aprosoja. “Em momentos de crise conjuntural, como a que estamos vivendo, faz muita diferença o que cada um consegue desenvolver dentro da porteira”, afirma Nery.
Caberá ao sócio-diretor da Horizon Company, o agrônomo Leonardo Sologuren, a condução da palestra “O que falta é gestão!”. Já o superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Daniel Latorraca, falará sobre o perfil do agricultor mato-grossense.
Realizado no mesmo dia do lançamento do Circuito Aprosoja 2016, o Simpósio Agroestratégico terá ainda uma palestra sobre eficiência produtiva, com o biólogo Sérgio Abud, técnico da Embrapa Cerrados especializado em genética e biologia molecular.
A expectativa dos organizadores é que neste ano o Simpósio receba cerca de 300 participantes de todo o estado. O evento será realizado no Centro de Eventos Pantanal.