Treze produtores rurais de Santa Rita de Minas, no Vale do Rio Doce, participaram de um curso promovido pelo Senar Minas e realizado na região pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Caratinga. No evento, os participantes aprenderam o cultivo de flores e folhagens de corte. O curso teve instrução de Eduardo Elias Silva dos Santos.
“No treinamento, eles [os participantes] plantam mudas, sementes, bulbos; manejam o cultivo, colhem e acondicionam para comercialização de flores, folhagens e plantas ornamentais. Também falamos sobre construção de estufas e telas de sombreamento, além do preparo do local para o plantio. As atividades são realizadas em conformidade com as normas técnicas, de qualidade, de segurança, meio ambiente e saúde”, ressalta o instrutor.
De acordo com o mobilizador Samuel Batista, a maioria dos participantes já tinha algum conhecimento prévio sobre o cultivo de flores e folhagens de corte. “Eles já haviam participado do curso de Plantas Ornamentais e fizeram a solicitação desse curso, já que ambos têm uma temática semelhante. A maioria dos participantes já trabalha com floricultura, e os que ainda não atuam nessa área viram no evento a oportunidade de ampliar suas atividades e aumentar sua renda”, explicou.
Ainda segundo o mobilizador a maioria dos participantes era mulher. “O curso teve a participação de apenas dois homens. Na divisão de trabalho, frequentemente as mulheres se dedicam mais à colheita das flores, que exige habilidade manual, delicadeza e trabalho em equipe. Não que os homens não consigam fazer o mesmo, mas talvez esta seja a explicação pelo interesse maior das mulheres”, avalia Samuel.