CuriosidadesNotícias

Curiosidades que talvez você não saiba sobre as minhocas

Elas são amadas por muitas pessoas e odiadas também. São o principal atrativo de pescadores pois são utilizadas como iscas para pescarem peixes, além disso são seres que se reproduzem de uma forma curiosa e são muito úteis para o solo

As minhocas são amadas por muitas pessoas e odiadas também. São o principal atrativo de pescadores, sendo utilizadas como iscas para pesca, além disso são seres que se reproduzem de uma forma curiosa e são úteis para o solo

Por Daniele Balieiro – AGRONEWS®

Elas vivem embaixo da terra, onde você pisa os pés, possuem vários tamanhos e têm uma forma de vida bem diferente dos animais que conhecemos. As minhocas são animais curiosos, pois não possuem uma carinha, como nas outras espécies de animais, não vemos suas bocas e não vemos sua reprodução…

Vejamos a seguir algumas curiosidades sobre as minhocas:

1 – O fator regeneração:

minhoca

É muito comum partir a minhoca em pedaços pequenos e colocá-las em um anzol para pesca, por exemplo. Mas o que você não sabe dessa parte arrebentada é que ela tem o pode de se regenerar. No ano de 1972 foi comprovado que algumas espécies podem se regenerar em duas minhocas diferentes, se cortadas ao meio… Mesmo que dependa do dano e da espécie, elas podem regenerar a maior parte de seus corpos e o pedaço que sobrevive é a parte que ficará como cabeça!

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

2 – São sobreviventes de várias espécies e até à era dos dinossauros:

As minhocas existem há cerca de milhões de anos, pois sobreviveram a tragédias, cito como exemplo a que matou os dinossauros e a famosa divisão dos continentes. Atualmente, existem cerca de 6 mil espécies em todo o mundo. 120 espécies variam de tamanho e comportamento.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

3 – Não possuem pulmões:

É isso mesmo, as curiosas minhocas são seres que não possuem pulmões para realizarem a respiração. O meio de respiração delas se dá através da pele, ou seja elas possuem respiração tegumentar (popularmente conhecida como respiração cutânea). Fato esse é o exemplo de quando acontece uma chuva forte, por exemplo, elas chegam a sair da terra e ficam na superfície.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

4 – Comem muito pouco:

minhoca

As minhocas se alimentam de matérias úmidas e secas, por exemplo restos de vegetais, talos, folhas secas, cascas de frutas, até mesmo filtro de café e sachê de chá e as sobras de alimentos cozidos (arroz e feijão) entre outros úmidos.

Exemplos de matérias secas podem ser folhas de árvores, jornais, guardanapos, papel toalha, serragem, entre outros. Além disso, esses compostos secos são o que garante que o sistema de ar funcione, evitando o mau cheiro. Por ano, as minhocas processam 4,5 quilos e consomem diariamente metade de seu peso!

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

5 – São hermafroditas

As minhocas se procriam quando encontram uma outra. Isso porque elas são hermafroditas, ou seja, possuem órgãos sexuais tanto femininos quanto masculinos. O local de reprodução fica no “anel” ao redor da minhoca chamado Clitellum, onde elas fazem os depósitos de óvulos e espermatozoides.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

6 – Tamanhos

De acordo com o número e o tamanho desses anéis, são encontrados indivíduos desde cinco milímetros de comprimento até 3,30 metros, como a Megascolides australis, a gigante das minhocas. A maior espécie já encontrada foi catalogada no ano de 1967 e possuía, em média, 6,7 metros de comprimento. As minhocas que vivem na África, podem chegar a medir até 6 metros de comprimento.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

7 – São ótimas formas de adubo para o solo

Elas além de serem ótimos seres para reprodução e fertilização de um solo, são muito úteis para adubação de um terreno. Como mostramos, elas se alimentam de pequenas pedras contendo nutrientes e, após consumirem, criam uma espécie de “pasta” que melhora a qualidade da espessura do solo. Além disso, elas levam ar à superfície e acabam arejando o solo, quando passam pelos túneis subterrâneos criados propriamente por elas.

Conte-nos sua experiência com as queridas minhocas!!

AGRONEWS® – Informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados