Defensivos Agrícolas é o segmento do agro mais engajado em Governança Corporativa

Estudo analisou a preocupação dos profissionais em cumprir as normas versus a realização efetiva de ações

Os profissionais que trabalham nas empresas do segmento de Defensivos Agrícolas são os mais comprometidos com as questões relacionadas à governança corporativa. Na sequência, aparecem os colaboradores do setor de Maquinários e Implementos Agrícolas e, na terceira posição, os funcionários das empresas de Nutrição Animal.

Esse contexto foi apresentado por Rodrigo Capella, diretor geral da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio, em trabalho de conclusão de curso do MBA em Agronegócios da USP/Esalq, com orientação da Profª. Dra. Alessandra de Cássia Romero.

Para a coleta de informações, o trabalho “Contribuições do marketing para a governança corporativa das empresas de agronegócio” contou com a realização de uma pesquisa, com a participação de 117 profissionais de marketing de agronegócio, de vários segmentos. Os setores de Defensivos Agrícolas, Maquinários e Implementos Agrícolas, e Nutrição Animal tiveram maior adesão, comprovando o notório interesse desses setores no tema governança corporativa.

De acordo com Capella, a pesquisa evidenciou que Defensivos Agrícolas é o único segmento que não apresenta déficit, quando comparamos a preocupação dos profissionais em cumprir as normas de governança corporativa com a realização de ações desses colaboradores para justificar a preocupação.

O cenário comprova o alto engajamento do setor de Defensivos Agrícolas com o tema governança corporativa. Os aspectos regulatórios e o crescente interesse da sociedade pelo processo produtivo são alguns dos impulsionadores”, explica o diretor geral da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio.

Já em Maquinários e Implementos Agrícolas, há um déficit de 7,5% e, no segmento de Nutrição Animal, o déficit é ainda maior, de 20%. Quanto maior o déficit, menor o engajamento em governança corporativa.
Outros segmentos do agro também foram convidados a participar da pesquisa, mas não tiveram adesão sólida, o que caracteriza um possível desinteresse pelo tema governança corporativa.

Relação da governança corporativa com o marketing – O trabalho também mapeou a possibilidade de marketing e governança corporativa atuarem de forma mais próxima, o que, para Capella, seria um forte estimulo para diminuirmos o déficit entre “preocupação em cumprir as normas de governança corporativa” e “realiza ou já realizou alguma ação efetiva para cumprir as normas”.

Para 92,3% dos respondentes, essa maior aproximação é possível e, para 63% dos participantes, ela poderá ocorrer em até 05 anos.

Capella avalia que esse cenário de maior aproximação tende a ser um impulsionador da realização de ações para cumprir as normas de governança corporativa. “O marketing amplia a visibilidade, agrega credibilidade às normas e confere transparência no momento da criação das mesmas”, finaliza o diretor geral da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio.

Por Rodrigo Capella

AGRONEWS® é informação para quem produz

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Previsão do tempo de dezembro 2024 à fevereiro 2025

Confira a previsão do tempo para o período de dezembro de 2024 e janeiro e…

2 horas ago

IMEA divulga Funding da Soja para a Safra 2024/25

Estudo revela aumento do custo de produção e mudança na estrutura de financiamento observada nos…

6 horas ago

Preço do boi gordo segue em queda, confira!

Preços do boi em queda no início de dezembro refletem a dinâmica do mercado, veja…

6 horas ago

Produção de grãos pode chegar a 322,4 milhões de ton na safra 2024/25

A estimativa para a safra 2024/25 é de uma produção de 322,4 milhões de toneladas,…

7 horas ago

Desenvolver a computação quântica é fator estratégico para a agricultura do Brasil

Computação quântica tem forte potencial em bioinformática, modelagem climática, sensoriamento remoto e agricultura inteligente. Uma…

11 horas ago

Mercado do arroz segue com pouca oscilação, confira!

No mercado do arroz, estabilidade nos preços marca o cenário com olhares voltados ao dólar,…

24 horas ago

This website uses cookies.