Embora faltem dois dias para o encerramento do mês, o frango abatido resfriado deve encerrar fevereiro de 2019 com um valor médio não muito diferente de R$4,10/kg (base: Grande Atacado da cidade de São Paulo)
Além de representar valorização de quase 5% sobre janeiro passado, esse resultado corresponde à melhor remuneração dos últimos três meses. Ou seja: supera até mesmo o preço alcançado no mês de Festas, dezembro.
Mas o que mais chama a atenção é a valorização em relação a fevereiro de 2018: 37%, pelo menos, o que sugere que o setor teve ganhos excepcionais neste mês.
Porém, devagar com o andor… Porque não só em fevereiro, mas nos quatro primeiros meses de 2018 o produto operou com preços inferiores a R$3,00/kg, situação que havia sido observada pela última vez em 2014.
Assim, o que está ocorrendo, na realidade, é uma correção – que, por sinal, não começou agora, vem desde setembro do ano passado e desde então se mantém com pequenas variações mensais, como deixa claro o gráfico abaixo.
De toda forma é inegável que os abatedouros vêm, não de hoje, controlando melhor a oferta do frango abatido. E se esse controle persistir não será estranho, daqui a dois meses, chegar-se a uma valorização superior a 50% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Fonte: Avisite