Sandra Carvalho – Agro News
Um dos grandes desafios da atualidade é a garantia de políticas públicas que deem condições para que o jovem permaneça no campo com a mesma qualidade de vida dos jovens da cidade, evitando, assim, o êxodo.
Neste dia 25 de maio, Dia do Trabalhador Rural, o Agro News falou sobre o tema com a diretora da Secretaria de Políticas para Juventude da Federação de Trabalhadores Rurais de Mato Grosso (Fetagri), Cleuma Maxini Rodrigues Ferreira. “Os jovens estão saindo do campo em busca de melhorias”, alerta.
De acordo com a diretora, são necessárias políticas públicas perenes para a garantia da sucessão familiar no campo, a exemplo da produção orgânica, saúde e educação de qualidade, e acesso à qualificação profissional.
“Precisamos que as políticas públicas saiam do papel”, reclama a jovem diretora, que é técnica em agropecuária graças a parceria da Fetagri com o Senai e a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec).
Cleoma Rodrigues conta que já está acontecendo a 3ª turma do curso e as aulas são aplicadas em Várzea Grande. “Temos que garantir as condições para a sucessão no campo porque 70% dos alimentos que chegam à mesa da população mundial vem da produção rural, das mãos do trabalhador rural”, alerta.
Nova Canaã
Em abril tiveram início as aulas do curso técnico em agropecuária em Nova Canaã do Norte, motivo de comemoração pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTRs) do município, Genésio Camilo de Carvalho.
“Essa é grande conquista os agricultores e agricultoras familiares do município. Estamos muito contentes, porque lutamos desde o ano de 2012 para termos o curso, que com toda certeza será de grande importância para nossa região”, disse Genésio.
A expansão das turmas para o interior é um dos focos da atual gestão da Fetagri, que já conseguiu instalar turmas também em Nova Bandeirantes e Alto da Boa Vista, aumentando e enriquecendo a formação voltada à agricultura familiar em Mato Grosso e incentivando a permanência do jovem no campo.