No Dia Mundial do café, preparamos um artigo especial para explicar a importância desta bebida para todos nós brasileiros, confira!
Dia Mundial do Café
O café é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo, e no Brasil não é diferente. Não é à toa que somos o maior produtor mundial de café, responsável por cerca de um terço da produção global, e o segundo maior consumidor da bebida. Em 14 de abril, celebramos o Dia Mundial do Café, uma data para destacar a importância e os benefícios desse grão tão especial. A data foi estabelecida pela Organização Internacional do Café (OIC) em 1983, como forma de celebrar a importância do café para a economia e a cultura mundial.
Desde então, o Dia Mundial do Café é comemorado anualmente em mais de 70 países, como forma de valorizar essa bebida tão especial e promover a sua cultura e tradição em todo o mundo.

O Café Brasileiro
Agora vamos falar sobre a importância dessa bebida aqui em nosso país. O café é uma cultura muito importante para a economia brasileira, gerando emprego e renda em diversas regiões do país. Além disso, o café brasileiro é reconhecido internacionalmente pela sua qualidade e sabor, sendo exportado para mais de 100 países em todo o mundo.
A produção brasileira de café está em alta para 2023! De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área destinada à cafeicultura do país, que inclui as variedades arábica e conilon, totalizará 2,26 milhões de hectares, o que poderá resultar em uma produção de até 54,94 milhões de sacas do grão beneficiado.

Enquanto isso, a Organização Internacional do Café (OIC) divulgou que o mundo produziu 170,83 milhões de sacas de 60 quilos de café entre outubro de 2021 e setembro de 2022, e consumiu 164,9 milhões de sacas. E você sabia que o Brasil é o segundo maior consumidor de café no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos?
Mas não é só isso, o Brasil também é o maior produtor mundial do grão! Em 2022, o país exportou cerca de 2,2 milhões de toneladas de café, o equivalente a 39,4 milhões de sacas, para 145 países. Os principais destinos foram os Estados Unidos e Alemanha, seguidos por Itália, Bélgica e Japão.
E o mais incrível é que o preço elevado do café no mercado externo contribuiu para que a exportação do produto (café verde, solúvel e extratos) alcançasse US$ 9,2 bilhões em 2022. Isso mesmo, bilhões de dólares! É realmente impressionante como o café é um produto tão importante e valioso para a economia brasileira e mundial.

Desafios
No entanto, apesar de toda a importância do café para o Brasil, ainda há muitos desafios a serem enfrentados. A produção cafeeira enfrenta ameaças como a mudança climática, que pode afetar a produtividade das lavouras, e a concorrência de outros países produtores.
//// Este artigo é dividido em partes. Clique em [Próxima Página] para ler o restante da matéria...