Embora oficializado desde 2012, o Dia Mundial do Frango passou despercebido nos últimos anos. Mas não em 2019 – espera o International Poultry Council (IPC). Pois, neste ano, a carne de frango se torna, no mundo, a mais consumida das carnes. E isso merece ser comemorado
Quem estabeleceu como Dia do Frango este 10 de maio foi a Associação Húngara de Avicultura, membro do IPC. Em 2012, no encontro do órgão em Bangcoc, os húngaros apresentaram proposta de celebração da data, apoiada não só pelo IPC e seus demais membros, mas também, previamente, pela Associação Mundial de Ciência Avícola (WPSA) e pela Associação dos Abatedouros e Exportadores Avícolas da União Europeia (AVEC).
Como em 2019 o frango se torna a proteína cárnica mais consumida no mundo, o IPC está propondo que a indústria do frango utilize a data para mostrar aos consumidores e à opinião pública (inclusive aos críticos) a importância do papel da avicultura na sustentabilidade e na segurança alimentar.
A celebração – cita o IPC – ocorre em momento em que o mundo se torna mais consciente da insegurança alimentar. Seja por redução de oferta (caso dos efeitos da Peste Suína Africana), seja por aumento de demanda (até 2050 serão 2,2 bilhões de bocas a mais para alimentar). E o frango tem condições de responder a esses desafios de forma eficiente e sustentável.
Para melhor comemorar a data, o IPC lançou o vídeo “Um mundo sem fome”, no qual procura transmitir a mensagem de que a avicultura, ao mesmo tempo em que é sustentável, promove a segurança alimentar e fornece alimentação saudável.
Como isso não é o suficiente, o IPC encarece ao setor que dissemine essa mensagem em seus círculos de influência. “Os consumidores e a opinião pública estão ansiosos por conhecer melhor a origem de sua comida, mas, infelizmente, as respostas estão vindo de organizações ativistas, em vez de virem de avicultores e especialistas no setor”, cita Ricardo Santin, vice-presidente do IPC.
O vídeo é apenas parte dos esforços para sensibilizar melhor consumidores e influenciadores. O IPC vem preparando campanhas, por exemplo, em torno da eficiência das aves na conversão alimentar, na pequena pegada de carbono e em outras características alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Por fim, para evitar que o personagem principal (para a avicultura) deste 10 de maio continue passando despercebido, o IPC planeja, já a partir do ano que vem, reconhecer, em nível mundial, as melhores campanhas relativas ao Dia Mundial do Frango.
Fonte: Avisite