Rodeadas de mistérios, a cultura Diquís e as misteriosas esferas gigante da Costa Rica, variam em tamanho de apenas alguns centímetros a mais de 2 metros de diâmetro e podem pesar mais de 15 toneladas. Algo surpreendente e que você precisa conhecer. Por isso, confira essa matéria superespecial que preparamos pra você.
Cultura Diquís
Vamos começar este artigo falando sobre o surgimento da cultura Diquís, responsável por essas petrosferas misteriosas. Os Diquís surgiram no Vale do Rio Grande de Térraba, onde foram estabelecidos complexos sistemas sociais, econômicos e políticos para governar a sociedade naquela época.
A cultura Diquis (ou popularmente Diquís) foi uma cultura indígena pré-colombiana da Costa Rica que floresceu de 700 a 1530 d.A. A palavra “diquís” significa “grandes águas” ou “grande rio” na língua Boruca. O Diquis fazia parte da cultura Grande Chiriqui que se estendou do sul da Costa Rica ao Panamá ocidental.
Os Diquis são bastante conhecidos por suas esferas de pedra, às vezes referidas como Esferas Diquís, uma variedade de mais de trezentos petrosferas na Costa Rica, localizadas no Delta do Diquis e na Ilha do Caño. Locais onde as esferas de pedra foram encontradas também contêm montes artificiais, áreas pavimentadas e locais de sepultamento.

A colonização da região começou durante o período Synancra por volta de 1.500 – 300 aC na forma de comunidades agrícolas sedentárias, pequenas e dispersas, que podem ter girado em torno de um sistema igualitário com alguns níveis de organização tribal.
No período de Aguas Buenas, entre 300 aC – 800 dC, os assentamentos desenvolveram uma estrutura de chefia que governava as divisões territoriais e trocava mercadorias com territórios vizinhos por meio de um sistema de redes comerciais. Durante este período, surgiram os primeiros exemplos de pedra esculpida que incluem cilindros de pedra, “barris”, esferas e representação de personagens.
Entre 800 e 1500 d.C., durante o Período Chiriquí, os assentamentos se desenvolveram em grandes comunidades ao redor das terras aluviais do rio Térraba e seus principais afluentes, construindo grandes estruturas com pedregulhos de arestas arredondadas, áreas pavimentadas, cemitérios e montículos circulares ou retangulares com paredes de pedra.
Os Diquís atingiram um ápice de desenvolvimento cultural durante este período, com artesãos Diquís criando objetos elaborados de cerâmica, osso e ouro, e esculpindo esferas de pedra em zonas importantes dentro dos assentamentos. Esferas de pedra também foram colocadas em alinhamentos em praças públicas, ou ao longo da abordagem das residências da elite dominante ou dos chefes.

Continue a leitura clicando em [Próxima Página]...