Distrito de Aguaçu em Cuiabá receberá Mutirão Rural no próximo mês

Representantes do Sindicato Rural de Cuiabá e do SENAR-MT reuniram-se na manhã desta quinta-feira(26) com Secretário Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, para tratarem das ações que serão desenvolvidas no Mutirão Rural que acontecerá no distrito de Aguaçu no final do próximo mês.

Cuiabá possui 92% do seu território pertencente à zona rural e segundo o secretário Francisco Vuolo, o objetivo é intensificar ainda mais as ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, qualificação técnica na produção do campo, incentivo à atividade da agroindústria, além de incentivo às cadeias produtivas do peixe, FLV (fruta, legume e verdura), frango e leite.

O Agro da Gente já tem números que fortalecem algumas ações e que apontam as adequações necessárias para a melhoria de políticas públicas a médio e longo prazo, dentre elas as cadeias produtivas que serão analisadas uma a uma.“, explica Vuolo.

Distrito de Aguaçu em Cuiabá receberá Mutirão Rural no próximo mês

Mutirão Rural

O Mutirão Rural é um Programa realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso – Senar-MT em parceria com diversas instituições públicas e privadas que conecta empresas e pessoas para melhorar a vida da população rural do estado. No Mutirão são ofertados mais de 30 serviços sociais, dentre eles: atendimento médico e odontológico, consulta oftalmológica, produção de óculos de grau, corte de cabelo, atendimento jurídico, educação financeira, educação no trânsito, emissão e plastificação de documentos, entre outros.

Para Sandra Santana, superintendente do Sindicato Rural de Cuiabá, iniciativas como esta são importantes para suprir carências básicas vividas pelas comunidades rurais. “É no Mutirão que muitos produtores de pequenas propriedades conseguem resolver questões básicas, como a emissão de um documento, orientação jurídica e principalmente cuidar da saúde.“, finaliza.

Distrito de Aguaçu

O distrito de Aguaçu está situado às margens do Rio Coxipó-Açu. Muitas das famílias que ainda vivem no distrito são descendentes dos índio bororos e escravos africanos. O último senso de 2016 aponta que existem cerca de 2200 moradores na região.

No final do ano passado, a Prefeitura de Cuiabá implantou a coleta de alimentos com apoio de um caminhão para a entrega dos alimentos na comunidade de Mineira, localizada na região do Aguaçu. A ação faz parte do programa “Agro da Gente”. Além da logística, do apoio técnico e infraestrutura de irrigação, a comunidade passou a fazer parte do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA da Prefeitura.

mineira-aguacu
Comunidade de Mineira no Distrito de Aguaçu

A presidente da Associação de Agricultores Familiares de Mineira, Alessandra Carneiro, reconheceu a iniciativa como uma grande ajuda às famílias e explica que com esta ação, muitos produtores que deixavam de produzir por não ter como transportar, agora retornarão à atividade. “Antes perdíamos muita mercadoria por não ter carro para transportar, mas agora nós ficamos muito gratos a Prefeitura, ao secretário Vuolo por tá nos ajudando.”, agradeceu Alessandra.

Para saber mais acesse a matéria completa clicando aqui.

Por Vicente Delgado – AGRONEWS®

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *