Documentário aborda os desafios da comunicação no agronegócio e destaca importância de projetos destinados ao fortalecimento da cadeia produtiva e da imagem do setor. (vídeos no final da matéria)
Depois de, ao longo de décadas, conquistar os mais altos níveis de tecnologia, produtividade, mercado e sustentabilidade, o Agronegócio brasileiro se vê diante de novo desafio: o da comunicação para fora da porteira. Melhorar a percepção dos brasileiros sobre o setor e conquistar a confiança da sociedade por meio da informação é um dos principais objetivos da comunicação no agronegócio.
Produzido pela 4elles Filmes, abaixo você pode conferir um documentário dividido em duas partes, que narra a experiência vivida pelos jornalistas e influenciadores digitais durante a visita a Mato Grosso, no projeto Road-show MT.
Parte 01 – Desafios da comunicação no agronegócio
Jornalistas de 9 estados brasileiros e mais o Distrito Federal, participaram de uma imersão total nas atividades agropecuárias desenvolvidas em Mato Grosso, durante um Road-show.
Ricardo Nicodemos, presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural, afirma que os comunicadores são fundamentais para interlocução entre os produtores e população urbana. “Nós somos catalisadores de conteúdo para vocês (produtores). Temos que criar comitê de jornalistas. Trazer pessoas e criar comunicação simples e transformar conteúdo palatável, simples de forma que a população entenda os produtores”, exemplifica sobre a importância do “Road Show para jornalistas e influenciadores agro MT” realizado no período da 54ª Expoagro.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira, o convite à mídia nacional especializada em agronegócios é de extrema importância para promover uma imersão completa nos sistemas produtivos das principais atividades de Mato Grosso. “Estou muito contente em poder realizar este encontro de jornalistas e comunicadores do agro que vem de São Paulo e outros estados do Brasil para conhecer o Mato Grosso. Nosso estado é uma potência, realmente muito importante para o Brasil e que produz muito para o mundo, com isso as pessoas irão falar sobre Mato Grosso com um grau de conhecimento. Quero parabenizar ao Delgado do Agronews que nos trouxe essa ideia de trazer esse pessoal aqui e acredito que vai ser um movimento muito legal.”, agradece Nogueira.
Parte 02 – Road-show MT: Desafios da comunicação no agronegócio
O jornalista e empresário Vicente Delgado, do Agronews, avalia que a comunicação do agronegócio “fora da porteira” ainda precisa melhorar muito e que a união da classe de profissionais é fundamental. “O agro se comunica bem dentro do próprio setor, mas a gente ainda tem muitos desafios e temos a intenção de melhorar cada vez mais a comunicação do agronegócio pra fora da porteira. Temos que entender que a maior importância da comunicação é falar a verdade com simplicidade.“, esclarece Delgado.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
Altair Albuquerque, CEO da Texto Comunicação Corporativa e idealizador do projeto Road-show, afirma que a iniciativa cumpre um objetivo simples, mas importante – que é de tirar o jornalista da redação/escritório e trazê-lo para o contato direto dentro da propriedade rural. “Esse ano o Road-show completa 18 anos. Queremos que os profissionais possam vivenciar experiências positivas, projetos de empresas, de entidades de classe, de fazendeiros, de agricultores, que possam mostrar pra eles (profissionais da comunicação) como é feito o agronegócio brasileiro.“, relata Altair.
O presidente da ABMRA sugere o mesmo caminho que fizeram incipientes produtores lá atrás para superar o atual momento da falta de entendimento do peso do agro na economia do Brasil.
“Comunicação não é o que você fala, mas o que o outro entende. Comunicação são estratégias e são escolhas”, afirma. “O agro precisa sair de fora da porteira e falar e ter a empatia da população para os produtos do agronegócio”, defende Ricardo Nicodemos.
Sobre o Road-show para Jornalistas e Influenciadores Agro MT
Com o título de “Road-show para Jornalistas e Influenciadores Agro MT“, o grupo formado por profissionais da comunicação de diversas regiões do país, incluindo a imprensa local, realizará visitas in loco em um roteiro que prevê atividades em campo, palestras expositivas, coletiva de imprensa nacional e distribuição de conteúdos institucionais aos profissionais convidados.
As visitas aconteceram em formato de “Dia de Campo”, com apresentação teórica interligada com momentos de prática, onde os jornalistas convidados tiveram a oportunidade de produzir conteúdos a partir da experiência vivida, como foi o caso deste documentário produzido pela 4elles. A realização do Road-Show MT é do Sindicato Rural de Cuiabá e organizado pelo Portal Agronews® e pela Texto Comunicação, que é a idealizadora do projeto Road-Show.
AGRONEWS® é informação para quem produz